O filme “A Espera”, que retrata a estação do Inverno, em Vila do Bispo, ganhou o 1.º Prémio na categoria de Destinos Turísticos, na 2.ª edição do Oceans Film Festival, que se realizou em Peniche no dia 22 de março de 2025.
Na entrega de prémios, Lídia Bulcão, Secretária de Estado do Mar, salientou a relevância e o contributo deste festival e das obras a concurso para a importância dos oceanos na nossa sociedade, atual e futura.
“A Espera”, uma produção da Slideshow – Agência Criativa, tem realização de Tiago Cardoso e argumento de João Damasceno, faz parte de uma campanha de quatro vídeos, com uma narrativa poética associada a cada estação do ano no concelho de Vila do Bispo.
Os filmes inspiram-se nas quatro estações do ano (Primavera, Verão, Outono, Inverno) e nos quatro elementos (Ar, Vento, Terra, Água), num registo conceptual que tenta captar a alma do concelho e dos seus habitantes.
O Oceans Film Festival assume-se como um evento inovador e inspirador, que exalta a temática dos oceanos e promove o poder transformador do cinema, celebrando a criatividade e a diversidade, reunindo talentos e produções audiovisuais de todas as partes do mundo para mostrar a riqueza e o valor dos oceanos, não apenas como um recurso natural, mas como um legado cultural, científico e artístico indispensável.
A edição deste ano, realizada em Peniche, entre os dias 14 e 22 de março de 2025, posiciona-se como uma plataforma única, com filmes oriundos de cinco continentes e um júri de reconhecido mérito. Este evento proporciona não só a oportunidade de vivenciar produções cinematográficas inspiradoras, mas também de reforçar valores essenciais como a cidadania, a sustentabilidade e a paz.
O Oceans Film Festival é uma organização da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM), em parceria com a CPFC – Centro de Portugal Film Commission, o Município de Peniche, o Peniche Surfing Clube e a ONDA, contando com o apoio do prestigiado Festival ART&TUR.