Quinta-feira, Fevereiro 27, 2025
Atualidade

VIII Encontro de Freguesias do Algarve realiza-se a 7 de março, em São Brás de Alportel

A Delegação Regional do Algarve da Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE) organiza, no dia 7 de março, o VIII Encontro de Autarcas de Freguesias do Algarve, no Cineteatro de São Brás de Alportel. 

Com o tema ‘Valorização das Freguesias e o Poder Local’, o evento visa destacar projetos inovadores e de relevância socioeconómica desenvolvidos nas freguesias do Algarve, assim como promover a troca de experiências e boas práticas entre autarcas de todo o país.

O programa, que está a ser ultimado, tem início às 14h30 e inclui diversas apresentações alinhadas com a missão da ANAFRE de promover, defender e dignificar o poder local.

Este encontro acontece numa altura em que o diploma que prevê a desagregação de 135 freguesias e a consequente criação de 302 novas freguesias foi devolvido à Assembleia da República, após o Presidente da República ter decidido pela sua não promulgação. Relativamente a este processo, das 16 Uniões de Freguesias atualmente existentes no Algarve, 8 demonstraram  vontade pela desagregação e que darão origem a 17 novas freguesias, alterando o mapa autárquico do Algarve das atuais 67 Freguesias para 76. 

Por outro lado, cerca de 68% dos autarcas de Freguesia estão a exercer o seu último mandato,  o que se afigura um enorme desafio para todos.

João Carlos Simões, Coordenador Regional da ANAFRE Algarve, sublinha que “este encontro é uma oportunidade para refletir sobre a importância das freguesias no contexto de poder político local, regional e nacional.” 

Para o também presidente da União de Freguesias de Alcoutim e Pereiro, “a dignificação do poder local passa, em primeira instância, por este órgão de proximidade, sendo crucial que todas as freguesias, independentemente do seu tamanho ou localização, sejam reconhecidas como pilares fundamentais para o desenvolvimento das nossas comunidades.”

Por isso, João Carlos Simões considera que “o encontro do dia 7 de março será uma excelente ocasião para debatermos estas questões e partilharmos as boas práticas que já estão a ser implementadas nas nossas freguesias.”

Eis o programa:

VIII Encontro de Autarcas de Freguesias do Algarve

“Valorização das Freguesias e o Poder Local”

Cineteatro de São Brás de Alportel

07 de março de 2024

PROGRAMA

14h30 – Receção de convidados

15h00 – Sessão de abertura 

  • Coordenador Regional da ANAFRE – João Simões
  • Presidente da Junta de Freguesia de SBA – João Rosa
  • Presidente da Câmara Municipal de SBA – Vitor Guerreiro

15h30 – 1.º Painel “Valorização das Freguesias e o Poder Local”

  • JF de Portimão – “O PT vai a casa” – Maria da Luz
  • JF de Ferragudo – “Ferragudo Digital” – Luis Alberto
  • JF de Pechão – “Férias Desportivas” – Paulo Saleiro
  • UF Querença, Tôr e Benafim – “Quarto Minguante –  Clubes de Teatro do 1º ciclo” – Margarida Correia
  • JF de Faro – “Recolha de Águas Pluviais em Escolas” – Bruno Lage

16h30 – Intervalo para café

17H00 – 2º Painel “Valorização das Freguesias e o Poder Local”

  • JF São Brás de Alportel – “Dinamização Espaço Comunidade” – João Rosa
  • JF Olhão – “USO – Universidade Sénior de Olhão” – Rui Gabriel
  • JF Budens –  “Clube de crochet” – Ana Custódio
  • JF Aljezur – Projeto “GOTA” – Eugénio Arez  
  • JF Monchique –  Candidatura Nacional “Bolo de Tacho” – José Gonçalo 

18h00 – Sessão de Encerramento

  • Coordenador Regional da ANAFRE –Boas Vindas às Entidades convidadas- Protocolo – João Simões
  • Presidente da CCDR Algarve – José Apolinário
  • Membro do Governo
  • Presidente do Conselho Diretivo ANAFRE – Jorge Veloso