Quarta-feira, Fevereiro 26, 2025
Turismo

Turismo do Algarve estreia-se na fine #Winetourism Marketplace

O Turismo do Algarve vai marcar presença, pela primeira vez, na FINE #WineTourism Marketplace, cuja 6.ª edição decorrerá a 5 e 6 de março de 2025, na Feria de Valladolid, em Espanha. Este evento internacional é uma referência para profissionais do enoturismo, promovendo destinos vinícolas e impulsionando novas oportunidades de negócio no setor.

O Algarve contará com um espaço próprio para reuniões e apresentação da sua oferta ao nível do segmento do enoturismo, incluindo disponibilização de materiais promocionais como os guias de vinhos e gastronomia do Turismo do Algarve. No espaço Algarve, a Comissão Vitivinícola do Algarve, responsável pela rota Algarve Wine Tourism, promoverá ainda provas de vinhos, destacando a diversidade e qualidade da produção regional.

Após o evento, de 7 a 11 de março, um grupo de operadores internacionais terá a oportunidade de participar numa viagem de familiarização ao Algarve, organizada pelo Algarve Golden Terroir – território algarvio candidato a Cidade Europeia do Vinho 2026 – em parceria com o Turismo do Algarve. Esta iniciativa oferece aos participantes a oportunidade de descobrir, em primeira mão, as experiências enoturísticas da região.

O presidente do Turismo do Algarve, André Gomes, destaca que “a participação na FINE 2025 é uma excelente oportunidade para consolidar o Algarve como destino de referência no enoturismo, reforçando a presença no mercado espanhol e noutros mercados internacionais. Além do pós-tour, que permitirá aos participantes vivenciar in loco o nosso território e a sua oferta diversificada e complementar, a participação inclui também um evento B2B, reunindo cerca de 75 compradores nacionais e internacionais, proporcionando uma plataforma estratégica para networking e promoção das regiões vitivinícolas.”

Desde a sua primeira edição, em 2020, a FINE #WineTourism Marketplace tem registado um crescimento significativo. Em 2024, contou com 140 expositores de Espanha, Portugal e Itália e atraiu 84 operadores turísticos de 23 países. A organização estima que o enoturismo tenha gerado 7 mil milhões de dólares em 2021, com projeções para atingir 13 mil milhões até 2026.

A participação do Turismo do Algarve insere-se na candidatura INTERNACIONALIZAR + Algarve 3.0 e contará com a presença da Comissão Vitivinícola do Algarve e do Algarve Golden Terroir, reforçando a valorização e promoção do enoturismo algarvio.