Boa disposição, criatividade, tradição e originalidade são os ingredientes deste Entrudo Algarvio que se vive em São Brás de Alportel mas também nas organizações vizinhas dos desfiles de Carnaval Tradicional – Gorjões e Bordeira – unidas na defesa das traições da quadra Carnavalesca. Conheça o programa de quatro dias do Carnaval tradicional são-brasense, abrilhantado com o empenho imprescindível dos são-brasenses e das suas associações.
Entre as novidades deste ano no Desfile Tradicional de Carnaval está a animação musical ao Vivo com o DJ Rodrigo PT e a participação especial do Clube de 2 CV que promete colocar o Carnaval a circular em São Brás de Alportel.
A folia carnavalesca volta a invadir São Brás de Alportel com os tradicionais desfiles e bailes para todos os foliões.
O programa terá início na próxima sexta-feira de manhã, dia 28, com o Desfile das Criança que é já uma presença habitual, a colorir a Avenida da Liberdade com os divertidos e originais disfarces da pequenada, numa parceria entre o Município, o Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas, o Centro Infantil da Santa Casa da Misericórdia e a Creche Sítio do Bebé do CCD.
No sábado, os grupos e foliões são-brasenses “aquecem os motores” no Desfile Tradicional dos Gorjões, a partir das 15h00. Uma iniciativa com a parceria do Município de São Brás de Alportel, organizada pelo Clube Recreativo e Cultural Gorjonense.
A noite de sábado é mais animada no ZD Disco Club com os baile e concursos de máscaras que têm início pelas 23h00, do sábado (1 março) e da segunda-feira (3 março).
No domingo, o tradicional Desfile de Foliões e de Carros Alegóricos sai à rua, pelas 15h00, na Avenida da Liberdade, transformada neste dia em “Avenida da Alegria” são-brasense, onde todos podem participar, com entrada e participação gratuitas. Este ano, à festa são-brasense juntam-se os foliões gorjonenses!
Entre as novidades deste ano está a animação musical, ao Vivo com o DJ Rodrigo PT, o comandante do navio do Entrudo a recordar os desfiles que já se realizavam há quase um século. O desfile conta ainda com a participação espacial do Clube de 2 CV que este ano faz o seu encontro nacional em São Brás de Alportel e vai juntar-se à folia Carnavalesca.
A defesa das tradições do Entrudo renasce todos os anos neste carnaval tipicamente português, num apelo à folia e à criatividade! Animação popular, com uma pitada de brejeirice e recheio de sátira política e social são os ingredientes que aguçam a imaginação dos participantes que se apresentam com disfarces, adereços, coreografias e carros alegóricos que brilham e convidam à brincadeira.
Uma iniciativa promovida pelo Município, com o apoio das associações locais e grupos informais. Com este objetivo, e para estimular a participação da comunidade, a Câmara Municipal atribui um apoio monetário às associações participantes que pretende ajudar a custear as despesas com a concretização dos carros e dos trajes.
Ainda no domingo, a partir das 16h00, o Museu do Traje acolhe a Matiné de Carnaval animada por Luís José e dinamizada em parceria pelo Grupo Amigos do Museu e pela Junta de Freguesia de São Brás de Alportel.
Com um programa diversificado e dedicado à preservação da tradição carnavalesca, São Brás de Alportel assume-se como um destino de referência para quem procura um Carnaval autêntico, intergeracional, repleto de diversão e espírito comunitário.