Quinta-feira, Fevereiro 27, 2025
Atualidade

Escolas de Faro e Castelo Branco vencem Skills Upload Jr Challenge – DigitALL, da Fundação Vodafone em Portugal

Dois projetos multimédia, desenvolvidos pelos alunos do Agrupamento de Escolas Pinheiro e Rosa (Faro) e do Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva (Castelo Branco), são os vencedores do Desafio Skills Upload Jr – DigitALL, que destacou trabalhos digitais realizados por escolas dos primeiro e segundo ciclos sobre a utilização segura da internet. 

Os projetos distinguidos, que consistem em vídeos realizados com as plataformas digitais Animaker e Stop Motion, recorrem a ocorrências do quotidiano, protagonizadas por crianças e adultos, incluindo situações vividas por familiares (avós, pais, vizinhos). O objetivo é sublinhar comportamentos potencialmente perigosos a evitar no mundo digital, bem como dar a conhecer os mecanismos de defesa a adotar perante possíveis ameaças online. 

Nos vídeos apela-se a um cuidado redobrado face a situações de incerteza ou dúvida (não aceitar pedidos de amizade ou ofertas feitas por desconhecidos, ignorar links duvidosos ou não falar com estranhos) e à não divulgação de informação sensível ou não autorizada (nomeadamente partilha de fotografias, vídeos ou palavras-passe, seja nas redes sociais ou em mensagens). Também se sensibiliza para uma atenção redobrada a potenciais burlas nas compras eletrónicas, para travar o cyberbullying e para a importância do convívio presencial em vez de apenas online. 

Cerca de 1.100 alunos dos seis aos 12 anos de 26 escolas nacionais responderam a este desafio, lançado em outubro. Sob o tema “Aventuras na Internet em Segurança”, desenvolveram materiais didáticos ou medidas de promoção de boas práticas de uso da internet em segurança, da ética e dos bons comportamentos e a cidadania digital, recorrendo a plataformas ou ferramentas digitais trabalhadas no âmbito do Programa DigitALL – iniciativa da Fundação Vodafone, em Portugal, para promover a literacia e as competências digitais. 

Os vencedores foram escolhidos esta terça-feira por um grande júri, durante um evento nacional na sede da Vodafone em Lisboa, onde foram apresentados os 10 projetos pré-selecionados (cinco por cada ciclo de ensino). No processo de avaliação foram analisados fatores como a relevância do tema identificado e do projeto proposto, a integração de tecnologia, a sustentabilidade da solução e as competências sociais demonstradas pelos alunos. 

Os alunos e professores dos dois projetos vencedores receberam computadores portáteis e às respetivas escolas foi atribuída uma estação de vídeo conferência.