Enquadrados tecnicamente por Paulo Sá (Diretor Técnico Nacional) e João Varejão (Selecionador Nacional sub-17), o evento foi direcionado para atletas sub-17 Masculinos.
Os Centros de Treino Nacionais, que desde o início da época realizam treinos bi-mensais a Norte, Centro, Sul e Algarve/Baixo Alentejo, com atletas sub-17 Masculinos (nascidos entre 2008, 2009 e 2010), reuniram, este fim de semana, em Tavira, 64 jovens atletas desta geração, com o objetivo de realizar um momento de avaliação em situação competitiva destes atletas com potencial para as futuras Seleções Nacionais. O evento foi enquadrado no IV Torneio de Andebol Cidade de Tavira – Hélder Leal, organizado pela Associação de Andebol do Algarve.
Cada grupo de trabalho realizou três jogos (TxT), em que o modelo competitivo apresentou algumas alterações na sua estrutura habitual, realizando-se, em cada jogo, três partes de 20 minutos, em que o resultado iniciava do zero em cada uma das partes. As indicações permitiram uma diversidade de contextos defensivos: todas as equipas utilizaram o sistema 6:0 na primeira parte, 5:1 na segunda e tiveram opção livre na terceira parte. Algo que foi linear foi o tempo de jogo dos atletas, que foram utilizados em tempos aproximadamente iguais em todos os jogos.
Foram dadas também indicações para a equipa de arbitragem, de forma que a sua atuação pudesse condicionar o jogo com o intuito de potenciar comportamentos táticos específicos. Realizaram-se medições antropométricas, testes físicos e análise da situação competitiva e de treino específica de cada atleta. Houve ainda enquadramento da área da psicologia, que permitiu observar os atletas em situações de contexto provocadas.
Na convocatória para o Torneio de Centros de Treino, não foram incluídos alguns atletas que já se encontram referenciados e inseridos nos trabalhos das Seleções Nacionais, abrindo assim espaço à inserção de novos elementos e foram já incluídos alguns atletas de 2010, pertencentes à futura seleção de sub-16, antecipando assim a sua observação e inserção nestes ambientes de trabalho.
O enquadramento técnico foi realizado pelo Diretor Técnico Nacional, Paulo Sá, o Selecionador Nacional sub-17, João Varejão, o psicólogo, Tiago Maciel e os treinadores Diogo Almeida, Gualter Ribeiro, João Silva, Miguel Borges, Pedro Sardo Pereira e Marcelo Cunha (treinador de guarda-redes).
Paulo Sá avalia de forma muito positiva esta iniciativa: “Realizámos pela terceira vez este modelo de Encontros, que permitiu um contacto próximo do Selecionador Nacional com os diferentes grupos de trabalho, potenciar competição de elevado nível e exigência, assim como aferição do nível dos atletas. A avaliação final é claramente positiva, muitos destes atletas tinham estado também presentes a época passada e verificamos melhorias significativas em todos os aspetos, de jogo, físicos e de atitude. Após este momento iremos dirigir os processos dos Centros de Treino para a geração mais jovem (2010 e 2011), sem deixar de observar e incluir novos atletas sub-17. Iremos também reunir com os treinadores dos clubes de forma a melhorar alguns processos e conseguir potenciar ainda mais estes atletas. Não posso deixar de agradecer a organização e disponibilidade da Associação de Andebol do Algarve, que tem dado uma preciosa colaboração nas organizações de atividades para as seleções jovens.”