“Pesca e Aquicultura em Mar Aberto no Algarve: Conflito ou Coexistência Sustentável?”
A Confraria Gastronómica da Sardinha de Portimão vai levar a cabo no próximo sábado, dia 22 de fevereiro de 2025 pelas 15h30 na Casa Manuel Teixeira Gomes em Portimão a sessão de esclarecimento “Pesca e Aquicultura em Mar Aberto no Algarve: Conflito ou Coexistência Sustentável?”.
Esta sessão no âmbito do “Horizonte Azul”, conta com a participação do Eng.ª Pedro Valadas Monteiro, Vice-Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve, I.P., com competências na área da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas.
Professor Doutor Jorge Gonçalves, Biólogo marinho de formação, é investigador do Centro de Ciências do Mar (CCMAR) e professor convidado das Universidades do Algarve e de Cádis.
Fábio Mateus, Armador e Pescador, Vice-Presidente da Barlapescas-Cooperativa dos Armadores de Pesca do Barlavento.
Na assistência está confirmada a presença do Adjunto da Secretaria de Estado das Pescas, Dr. João Santos.
Esta sessão de esclarecimento vem no seguimento da contestação dos pescadores do barlavento algarvio que estão contra a criação de uma nova área de aquicultura em mar aberto para a produção de mexilhão, ao largo de Sagres. Este ou outros projetos, se avançarem, poderão comprometer os rendimentos de mais de 250 famílias. Esta área de mar é muito procurada pelas “embarcações do cerco”, que é o mesmo que dizer pelas embarcações de pesca à SARDINHA.
O objetivo destas sessões é simplesmente informar, esclarecer e debater de que forma é possível compatibilizar.