Quarta-feira, Fevereiro 5, 2025
Atualidade

São Brás de Alportel: 20 anos a Celebrar a Juventude que inspira o futuro

O Município de São Brás de Alportel realizou, no passado dia 30 de novembro, a Gala dos Prémios Juventude, numa edição especial 20 anos (2004 a 2024),  que encheu por completo o São Brás Cineteatro Jaime Pinto, para celebrar o mérito e talento dos jovens do concelho, a maior riqueza do município que é garantia de futuro.

Valorizar a Juventude é uma aposta do Município de São Brás de Alportel inequívoca e contínua! 

Realizada a cada dois anos, desde 2004. a Gala de Entrega dos Prémios Juventude voltou a dar a conhecer melhor os jovens de mérito, valores de futuro do concelho de São Brás de Alportel.

Depois de um primeiro desafio lançado à comunidade para indicação/sugestão de nomeações, forma selecionados os nomeados, nas diferentes categorias, por uma larga comissão organizadora, que integra representantes das mais diversas associações que trabalham na área da juventude, agrupamento de escolas, representantes dos diversos partidos com assento nos órgãos autárquicos, e elementos da comunicação social local. Numa segunda fase, a escolha dos premiados voltou a ser um desfio lançado à comunidade que pôde votar ao longo do mês de novembro. Após a contagem dos votos, foram anunciados na ansiada Gala os vencedores nas 8 categoria. 

Carlota Guerreiro, jovem estilista enamorada pela inovação na tradição, venceu na categoria Artes onde também estava nomeado Tiago Narciso

Alexandre Morais, fotógrafo premiadoarrebatou o prémio na categoria Fotografia, que também contava com Daniela Soares e Flávio Costa como nomeados. 

Catarina e João Cavaco receberam o prémio Solidariedade, pelo seu altruísmo, partilhando as nomeações com Iara Lourenço

Na área da Ciência e Investigação, a votação dos são-brasenses recaiu sobre Ana Trindade que partilhou o palco com Beatriz Simões e Rui Martins.

Para o prémio Desporto estavam nomeados Diogo Viegas, Bernardo Santos e Bárbara Santos que foi a vencedora desta categoria.

O Prémio Juventude – categoria Música foi entregue aos ArtMusa que estiveram a votos com Beatriz Pereira e Tomé Ponte.

Na área do Empreendedorismo subiram ao palco Adriana Agostinho, Nuno José e Ludgero Barriga que recebeu o prémio juventude de 2024 nesta categoria.

O Prémio Carreira foi entregue a André Viegas que estava nomeado juntamente com Maria Inês Costa e Mário Cadeiras Gago.

A par das nomeações abertas à comunidade nas diversas categorias, o Município de São Brás de Alportel entregou ainda o Prémio Melhores Alunos do Concelho aos dois jovens finalistas dos anos 2022/23 e 2023/, respetivamente José Bernardo e Guilherme Martins. 

O Galardão “Prémio Juventude Município” a um conjunto de jovens e grupos de jovens, nomeadamente: 

Rui Filipe Viegas Correia, André Afonso Dias, Tiago Brito, Ana Beatriz de Jesus, David Neves, o Clube Gaviões de São Brás, o grupo “Detetives da Escrita”, a Banda Jovem da Feira da Serra, Marta Nascimento, Ana Serranheira e Cristiana Veríssimo e os jovens que dinamizam o Projeto Entrelinhas: conversas literárias para leitores destemidos.

Os Prémios Juventude nasceram em 2004 e, desde então, de dois em dois anos, distinguem os jovens são-brasenses que pelo talento, empenho e dedicação, se têm distinguido de forma extraordinária, exemplar e inspiradora, constituindo um bom exemplo para as gerações mais novas. 

Apresentação Síntese dos Jovens Premiados dos Prémios Juventude 2024

PRÉMIOS CATEGORIA

PRÉMIO ARTES

Carlota Teixeira Guerreiro, jovem designer de moda de São Brás de Alportel, destacou-se pelo percurso académico e criativo na área artística. Após concluir o curso de Artes Visuais na Escola Secundária Tomás Cabreira, licenciou-se em Design de Moda na Universidade da Beira Interior, complementando a formação com um Erasmus em Valência, Espanha.

Com trabalhos expostos em espaços como o Centro de Artes e Ofícios e a Galeria Municipal, Carolina explora técnicas têxteis, como a tecelagem manual, e partilha o processo criativo na página da sua marca, CAROG. Recentemente, integrou a equipa de aderecistas da ModaLisboa, fortalecendo a sua experiência na moda. 

PRÉMIO FOTOGRAFIA 

O fotógrafo Alexandre Morais, natural de Lisboa e são-brasense desde 2017, venceu o Prémio Internacional Wedding Awards 2024 na categoria de Fotografia, concedido pelo portal casamentos.pt. 

Iniciou a sua carreira em 2008. Com orientação de Sérgio Nogueira, um dos fotógrafos mais premiados do mundo, Alexandre tornou-se uma referência na fotografia de casamentos em Portugal.

Conhecido pelo seu talento e dedicação, Alexandre Morais orgulha São Brás de Alportel, onde gere estúdio próprio e se afirma, cada vez mais, como uma figura conceituada no setor da fotografia.

PRÉMIO CARREIRA

Aos 27 anos, o jovem são-brasense André Estanque Viegas é licenciado em Gestão de Empresas pela Universidade do Algarve e mestre em Finanças pela Católica Lisbon School of Business and Economics. 

Durante o mestrado, estudou na Universidade de Mannheim, na Alemanha, uma das melhores escolas de gestão da Europa.

Desde 2020, é analista de risco na Sociedade Gestora dos Fundos de Pensões do Banco de Portugal, onde é responsável pela gestão de riscos financeiros e não financeiros em uma das maiores carteiras de fundos de pensões do país, com ativos superiores a 1,5 mil milhões de euros.

PRÉMIO CIDADANIA E SOLIDARIEDADE

João e Catarina Cavaco, naturais de São Brás de Alportel e estudantes do 3.º ano de Enfermagem na Universidade do Algarve, destacam-se pelo seu compromisso com a comunidade. 

Participam em ações como rastreios de saúde, formações em Suporte Básico de Vida e o projeto universitário Missão País, que leva jovens a apoiar necessidades locais em vilas portuguesas, tendo realizado missão em Paderne.

Recentemente, integraram a organização do Grupo de Jovens da paróquia de São Brás, onde pretendem dinamizar atividades de solidariedade e envolver os jovens na vivência da fé. João colabora com os escuteiros e Catarina com os Convívios Fraternos, partilhando o objetivo de inspirar outros a manterem-se ligados à fé e ao serviço à comunidade.

PRÉMIO CIÊNCIA E INVESTIGAÇÃO

Ana Trindade é uma jovem investigadora licenciada em Agronomia pela Universidade de Évora e Mestre em Hortofruticultura pela Universidade do Algarve. Iniciou a sua carreira profissional em investigação no centro de investigação MED – Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento da Universidade do Algarve, com um projeto dedicado à cultura da pitaia, onde se estudou a sua potencialidade de cultivo no Algarve. 

Atualmente, também no MED-UAlg, trabalha num projeto de investigação com foco na melhoria da gestão dos recursos hídricos na agricultura.  Nesta investigação são abordadas várias técnicas para aumento da eficiência da água e culturas importantes no Algarve como os citrinos, os abacateiros e as alfarrobeiras.

PRÉMIO DESPORTO

Aos 15 anos, Bárbara Santos já é uma promessa destacada nos desportos de duas rodas, acumulando conquistas regionais, nacionais e internacionais em Ciclismo, BTT e BMX. 

Iniciou-se aos cinco anos, nas competições e nos pódios desportivos na ginástica, mas também no atletismo, na orientação e nos desportos de duas rodas: BTT, Ciclismo e BMX3.

Foi duas vezes vice-campeã nacional de ciclismo, vice-campeã de ciclocrosse, campeã regional juvenil de BTT e BMX, ficando também no Top 5 a nível nacional em BTT, ciclocrosse e BMX.

Mais recentemente, iniciou a sua nova etapa na competição em Cadete de 1º ano, já tendo sido convocada para a Seleção Nacional, por ser uma das melhores a nível nacional no ciclismo, BTT e BMX.

É também exemplo para outros jovens através da sua entrega, persistência e pela excelente conciliação entre os estudos e o desporto.

PRÉMIO MÚSICA

Formada pelos jovens Andreia Viegas, Rafael Peyroteo e Jorge Evaristo, a banda ArtMusa é uma das novas revelações do cenário musical algarvio e nacional. 

Representantes de São Brás de Alportel no prestigiado Festival F, conquistaram o 1º lugar na 5ª edição do concurso “Música JÁ” em abril de 2024, destacando-se entre jovens talentos do Algarve. Desde a sua estreia no Palco Jovem da Feira da Serra em 2022 até ao Palco Principal em 2023, os ArtMusa têm crescido em popularidade, apresentando ao vivo os seus trabalhos no São Brás Cineteatro Jaime Pinto e cativando o público com a sua energia e originalidade. 

Mais recentemente animaram o Stockout São Brás de Alportel e vão estar presentes na próxima Semana Académica do Algarve, no Palco Principal.

PRÉMIO EMPREENDEDORISMO

Ludgero Barriga tem 34 anos. Começou no ramo da panificação em 2012, dedicando-se à confeção de pães com chouriço, pizza e alho, vendidos em feirinhas locais. Em 2019, inaugurou a sua padaria no sítio do Peral, com uma equipa inicial de um padeiro e um distribuidor, servindo apenas São Brás e Santa Catarina.

Atualmente, a padaria conta com 11 funcionários, distribuindo produtos em Tavira, Faro, Olhão, São Brás, Almancil e Loulé, além de continuar presente em feiras regionais.

PRÉMIOS JUVENTUDE – MUNICÍPIO

PRÉMIOS JUVENTUDE MELHORES ALUNOS FINALISTAS:

José Bernardo estudou durante o ensino secundário no curso via ensino Ciências e Tecnologia na Escola Secundária José Belchior Viegas e terminou o ensino secundário no ano 2022/2023 com a média de 19,4.

Guilherme Martins terminou o ensino secundário no último ano letivo 2023/2024 com nada mais, nada menos do que 19,3 de média, no Curso Via Ensino Ciências e Tecnologia. 

PRÉMIOS JUVENTUDE MUNICÍPIO

Rui Filipe Viegas Correia, jogador de bilhar são-brasense, integra a equipa algarvia do Clube de Futebol “Os Bonjoanenses”, que conquistou a Taça de Portugal e o 4º lugar no Campeonato Nacional de Bilhar, em 2023. 

Com 32 anos, Rui é federado desde 2007 e se destaca nas variantes de pool português, snooker e pool americano. Iniciou a sua carreira aos 12 anos e, aos 16, já competia em campeonatos nacionais. 

Em 2009/2010, qualificou-se para o Campeonato do Mundo de Pool Americano em Las Vegas, após vencer uma competição na Figueira da Foz. Rui concilia a sua carreira como Chef de cozinha com a paixão pelo bilhar.

André Afonso Dias, destacou-se na modalidade de trampolins, tendo representado a Seleção Nacional no 36.º Campeonato do Mundo de Trampolins, onde conquistou o 2º lugar por equipas e o 7º lugar individual no Duplo Minitrampolim. 

Com apenas 19 anos, André iniciou a sua trajetória aos 8 anos no Ginásio Clube de Loulé, passando por diversos clubes até chegar à Associação de Pais e Amigos da Ginástica de Loulé.

Com um impressionante currículo, André é Campeão Nacional em várias categorias e participou em cinco campeonatos mundiais, com destaque para o 5º lugar em Trampolim Sincronizado em 2018. 

Em 2022, obteve o 4º lugar na Taça do Mundo de Coimbra e venceu a Loulé Cup no Duplo Minitrampolim. Para além da ginástica, André pratica surf, um desporto que reflete o seu espírito determinado.

Tiago Brito é um talentoso atleta e treinador, com múltiplos títulos nacionais e regionais na Petanca. Como jogador, participou em competições de grande prestígio, incluindo o Campeonato do Mundo, a Copa Ibérica e a Copa Atlântico. 

Tiago também se destacou como treinador, participando no Campeonato da Europa de Juniores. 

Além disso, é o criador da Taça Nacional das Localidades em Petanca, uma prova organizada pelo município. No futsal, representou as seleções do Algarve nas categorias Sub-16, Sub-17 e Sub-18.

Ana Beatriz Bernardo de Jesus, ou Bia da Terra como gosta de autointitular-se, tem 32 anos e é uma apaixonada pelas tradições e pela natureza de São Brás de Alportel. 

Licenciada em Gestão de Empresas e mestre em Marketing pela Universidade do Algarve, dedicou-se à valorização do património local com a sua tese sobre turismo slow na Serra Algarvia. 

Fundadora do projeto Bialógica, busca promover a sustentabilidade e resgatar a filosofia das antigas mercearias. 

Em 2023, criou o projeto “Fui atrás”, que culminou em um trabalho documental sobre os Ca(le)jados da Terra, em parceria com a Câmara Municipal e que foi apresentado este mês aqui ao lado, na Galeria Municipal.

David Neves, um talentoso jovem de São Brás de Alportel, destacou-se no panorama desportivo nacional ao conquistar o título de Campeão de Juniores pela Federação de Halterofilismo de Portugal em novembro de 2023, durante a competição realizada na Maia. Com dedicação e determinação, David consolida-se como uma referência no halterofilismo jovem, inspirando a comunidade local e representando com orgulho o seu concelho.

Fundado a 7 de maio de 2024, o Clube Gaviões de São Brás marca o renascimento do basquetebol em São Brás de Alportel após uma década de inatividade. Criado por um grupo de ex-atletas apaixonados pela modalidade, o clube inspira-se na força e determinação das aves de rapina da Serra do Caldeirão, promovendo desportivismo, união e estilos de vida saudáveis em todas as gerações da comunidade.

Com uma abordagem inovadora, em apenas 6 meses o clube já alcançou marcos importantes, incluindo uma equipa de 63 atletas em vários escalões, a formação de novos treinadores e a participação em competições regionais. 

Com projetos como o minibasquete e um plano de atividades dinâmico, o Gaviões consolidam-se como um motor de desenvolvimento desportivo e social em São Brás de Alportel, aliando tradição e modernidade na promoção do basquetebol.

O grupo “Detetives da Escrita”, formado por jovens de 11º e 12º anos, do passado ano letivo, da Escola Secundária José Belchior Viegas, é responsável pela autoria do policial Penitência Tripla, o primeiro policial 100% são-brasense. 

O livro é fruto de um projeto educacional que envolveu professores e alunos, com o apoio da Câmara Municipal de São Brás de Alportel, e foi lançado na Galeria Municipal em junho deste ano. 

A obra foi escrita em colaboração por Ana Correia, Ana Mendes, Bernardo Fonseca, Carolina Gregório, Cláudia Fonseca, Ema Jesus, Joana Palma, Margarida Mendonça, Maria Isidoro, Rodrigo Conde e Vítor Nunes, com ilustrações de Ana Correia, Ana Mendes e Marta Isidoro, e capa de Tiago Narciso. Este projeto é um exemplo da criatividade e dedicação dos jovens, além de ser uma celebração do potencial educacional da escola e da comunidade.

Banda Jovem da Feira da Serra é um projeto criado em 2023 como parte do programa de animação da Feira da Serra de São Brás de Alportel, com o objetivo de proporcionar uma estreia em palco, num evento de referência nacional a jovens talentos locais. Após o sucesso da primeira edição, que marcou a estreia de muitos jovens são-brasenses nos palcos, esta iniciativa regressa com força renovada.

Com direção musical de Ricardo Silva desde a primeira edição, a banda contou em 2024 com a mentoria especial de Oliver Sean, cantor, compositor e produtor musical Luso-americano.

Em apenas duas edições, a Banda Jovem da Feira da Serra deu palco a 10 jovens que deram a conhecer o seu talento e paixão pela música: Carolina Contreiras, Inês Medeiros, Laura Bandeira, Isabella Robinson, Maria Lourenço, Mariana Inácio, Matilde Serra, Matilde Spínola, João Cavaco e Isaac Costa.

As jovens são-brasenses Marta Nascimento, Ana Serranheira e Cristiana Veríssimo conquistaram os três primeiros lugares no Concurso Literário «A Ética na Vida e no Desporto», promovido em 2024 pelo Instituto Português do Desporto e Juventude. 

Marta Nascimento venceu com o trabalho “Uma dança entre amigos”, Ana Serranheira alcançou o segundo lugar com “Da Rivalidade à Empatia”, e Cristiana Veríssimo obteve o terceiro prémio com “Um sonho destruído”. Esta surpreendente tripla vitória destaca o talento e a criatividade das jovens, sendo um exemplo de excelência literária e ética no desporto.

Em 2022, nasceu o Projeto Entrelinhas: conversas literárias para leitores destemidos. Desenvolvido pela Biblioteca Municipal Dr. Estanco Louro, conta com a colaboração de cinco jovens bookinfluencers locais para promover o livro e a leitura entre jovens e adultos. Mariana Nunes, Margarida Brito, Miguel Gonçalves, Rita Chumbinho e Simone Gonçalves são os jovens dinamizadores deste projeto. 

Inspirado pelo crescente fenómeno dos bookinfluencers e pelo aumento da procura por romances jovens adultos, este projeto visa divulgar boas práticas de leitura, valorizar o trabalho de promoção literária realizado pelos jovens, aproximar audiências do mundo digital ao físico e sensibilizar novos públicos. 

As sessões mensais, realizadas na biblioteca, envolvem partilhas sobre livros, autores, séries e jogos, criando um espaço dinâmico e envolvente para a descoberta literária e para o convívio entre amantes do livro e da leitura.

Este projeto não se limita apenas a São Brás de Alportel e já alcançou bibliotecas escolares e municipais do Algarve e Alentejo. 

De salientar que, no inicio deste mês este projeto foi distinguido com uma menção honrosa no âmbito do Prémio Maria José Moura – boas práticas em bibliotecas públicas, e cujo júri destacou a envolvência da biblioteca pública, das bibliotecas escolares e o envolvimento dos jovens bookinfluencers da comunidade em prol da promoção da leitura, da literacia digital e da inclusão social de populações com necessidades e interesses diversos.