Alojamentos Locais do Algarve aderem à Plataforma de Monitorização da ADENE
Os estabelecimentos de Alojamento Local no Algarve já podem subscrever o Compromisso com a Eficiência Hídrica, através da adesão à Plataforma de Monitorização, o sistema desenvolvido pela ADENE em articulação com a Região de Turismo do Algarve que permite medir e gerir consumos de água com maior precisão e eficácia.
Este alargamento reflete o compromisso dos estabelecimentos hoteleiros do Algarve com a gestão sustentável dos recursos hídricos, e surge como resposta ao agravamento da escassez hídrica na região, reconhecido pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 80/2024, que atualiza a meta de redução para 13% no consumo urbano.
A adesão à Plataforma de Monitorização representa um passo significativo na implementação de políticas sustentáveis, ajudando a monitorizar o impacto das ações adotadas.
Os Alojamentos Locais que aderirem ao compromisso devem implementar um plano de ação composto por 12 medidas de eficiência hídrica, distribuídas em três fases:
Fase 1: Primeiras 4 medidas até 31 de março de 2025;
Fase 2: Mais 4 medidas até 30 de junho de 2025;
Fase 3: Últimas 4 medidas até 31 de dezembro de 2025.
Refira-se que esta adesão possibilita a obtenção do selo Save Water, símbolo de boas práticas e gestão sustentável. Este selo é também um requisito para aceder à Linha de Apoio +Eficiência Hídrica Algarve, do Turismo de Portugal, que financia os custos das ações previstas no plano.
O Compromisso com a eficiência hídrica e o Selo Save Water aplicável são medidas coordenadas pela Região de Turismo do Algarve (RTA), em articulação com o Turismo de Portugal, I. P. (TP), tendo a ADENE – Agência para a Energia, a responsabilidade de assegurar a monitorização dos consumos reportados pelos aderentes na Plataforma Compromisso com a Eficiência Hídrica.