Albufeira recebe os melhores atletas nacionais e internacionais na 48ª edição do Cross Internacional das amendoeiras em flor
Um ano após a realização da última edição, o Cross Internacional das Amendoeiras em Flor está de volta à Pista das Açoteias. Organizado pela Associação de Atletismo do Algarve e pela Câmara Municipal de Albufeira, em parceria com o Instituto Português do Desporto e Juventude e da Região Turismo do Algarve, com o apoio Institucional da Federação Portuguesa de Atletismo, e no terreno do Clube Desportivo Areias de São João, a prova é um dos maiores eventos desportivos da região, e atrai atletas de renome mundial.
A Conferência de Imprensa de apresentação da 48ª edição do evento decorreu na manhã de segunda-feira (27), no Salão Nobre dos Paços do Concelho, e contou com a participação das várias entidades organizadoras. O presidente do Município manifestou grande satisfação por voltar a acolher a competição que já vai na 48.ª edição (quase meio século de existência) e que é considerada uma prova de referência ao nível do calendário desportivo de inverno. O autarca realçou que o evento “tem contribuído para elevar o bom nome de Portugal, do Algarve e de Albufeira além-fronteiras”. José Carlos Rolo agradeceu às entidades responsáveis pela organização do evento, e destacou a importância de dinamizar e reforçar as parcerias com especialistas das várias modalidades, essenciais para alcançar o sucesso e fazer jus ao epíteto “Albufeira Capital do Desporto”.
A 48ª edição do Cross Internacional das Amendoeiras em Flor inclui a Taça dos Clubes Campeões Europeus, com provas nas categorias de seniores masculino e feminino, sub-20 masculino e feminino, e estafeta mista. A competição, cujo nome é uma espécie de homenagem às amendoeiras em flor, um dos cartazes turísticos do turismo de inverno no Algarve, integra a competição de clubes mais importante de corta-mato do velho continente, o European Cross Country Championships (ECCC).
Durante a apresentação da prova, o presidente da Associação de Atletismo do Algarve (AAALG), Francisco Chumbinho, agradeceu o apoio do Município na organização da competição, e relembrou que se trata do “único cross a nível nacional que está inserido no circuito internacional da World Athletics e que pontua para o ranking mundial”. Segundo aquele dirigente, já está em curso uma “candidatura para, em 2026, voltar a realizar a Taça dos Clubes Campeões Europeus em Albufeira”.
Rui Costa, diretor da competição, referiu que o Cross Internacional das Amendoeiras é o 5.º Cross mais antigo da Europa; faz parte do patamar mais elevado da World Athletics; ou seja, do GOLD LEVEL. O Cross teve início em 1977 e a Taça dos Clubes Campeões Europeus, que já vai na 63.ª edição, tem a pista das Açoteias como palco há treze anos.