Quarta-feira, Fevereiro 5, 2025
Saúde

Projeto Saúde Mental 360º Algarve dinamiza sessão em Alte sobre a importância do sono

“A Importância do Sono na Saúde Mental” é o mote da próxima sessão informativa do Projeto Saúde Mental 360º Algarve, promovido pela Plataforma Saúde em Diálogo e apoiado pela Fundação Belmiro de Azevedo e pelos Municípios de Faro, Loulé e Olhão, enquadrada na atividade «Saúde em Dia». A sessão decorre no dia 12 de dezembro, pelas 14h30, no ASAS – Aldeia dos Saberes e dos Afetos, em Alte. 

O sono é fundamental para a manutenção da saúde e bem-estar, influenciando, além do descanso, a regulação de humor, o metabolismo e o ritmo circadiano. Está estreitamente ligado à saúde mental, na medida em que o sono inadequado pode aumentar o risco de problemas emocionais e psicológicos como ansiedade, depressão e de outros transtornos psicológicos. Esta sessão, que terá como preletor Ricardo Valente Santos, psicólogo e gestor do projeto Saúde Mental 360º Algarve, pretende alertar para a importância de um sono de qualidade e os seus impactos na saúde mental individual. 

Para tal, serão partilhadas várias ferramentas que possam contribuir para uma melhor higiene do sono e, por consequência, um maior bem-estar. “É cada vez mais importante investir na literacia em saúde e capacitar os cidadãos para navegarem no sistema de saúde, de forma a poderem tomar decisões de forma responsável”, refere Ricardo Valente Santos, acrescentando que a literacia em saúde contribui, não só para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos, como também a sustentabilidade do sistema de saúde. 

As sessões informativas «Saúde em Dia» pretendem esclarecer a população algarvia sobre importantes temas relacionados com a área da saúde e prevenção e gestão da doença, através de uma comunicação simples e objetiva que desmitifica alguns conceitos. Para isso, contam com o importante apoio de profissionais de saúde e de associações de doentes associadas à Plataforma Saúde em Diálogo, que se juntam nesta missão de promover a qualidade de vida e o bem-estar da comunidade idosa do Algarve. A iniciativa é gratuita e aberta ao público em geral, sem necessidade de inscrição.