Cultura

Portimão acolherá a cerimónia da chegada a Portugal da Luz de Belém

A “Luz da Paz de Belém” chegará a Portugal no próximo dia 15 de dezembro, sendo a cidade de Portimão, da diocese do Algarve, a anfitriã da cerimónia nacional da sua partilha. A cerimónia terá lugar no Pavilhão Arena.

Prevê-se que a celebração eucarística tenha lugar às 16h00, sendo presidida pelo Bispo do Algarve, D. Manuel Quintas. No final da celebração, será feita a Partilha da Luz com todos os representantes das várias dioceses do país, juntamente com as várias paróquias e associações católicas algarvias, tal como acontece habitualmente, já que há sempre um local onde todos os representantes nacionais se juntam para receberem, juntamente com a luz, a missão partilhada de construir a Paz e a Fraternidade e, daí, partem para as suas regiões/paróquias/dioceses, para poderem difundir a “Luz de Belém”.

Este evento ganhou uma dimensão internacional em 1989, quando a televisão austríaca lançou o projeto “Luz da Paz de Belém”, no âmbito de um programa social de consciencialização para as situações de pobreza e de injustiça. A adesão dos Escuteiros e Guias foi tão forte que, logo em 1990, foi assinado um acordo para que, através deles, a luz viajasse através da Europa e da América. Deste modo, todos os anos, uma criança austríaca recolhe a luz na gruta de Belém, onde Jesus nasceu, e leva-a para Viena, onde é distribuída, numa cerimónia ecuménica, semanas antes do Natal. A Luz é entregue a representantes de diferentes países, que a levam para as suas terras de origem, juntamente com uma mensagem de Paz, Amor e Esperança.