Município de Albufeira adere ao programa “educar para uma geração azul” e oferece mais de 2400 livros às crianças do 1.º ciclo
O Município de Albufeira aderiu ao programa educativo “Educar para uma Geração Azul”, que é dinamizado pela Fundação Oceano Azul e Oceanário de Lisboa com o apoio da Direção-Geral da Educação (DGE) e que promove a literacia do oceano nas crianças dos 6 aos 10 anos. O Auditório Municipal de Albufeira acolheu ao longo de três dias (25 a 27 deste mês), sessões lúdicas e pedagógicas a cargo de três educadores marinhos, que sensibilizaram as crianças para a necessidade de olhar o oceano como um bem fundamental em diversos campos e, no final, as crianças receberam livros de acordo com as suas idades, da coleção “Patrulha Ação Azul”.
No total, Albufeira entregou 2400 livros aos alunos do 1.º ciclo bem como um conjunto de quatro títulos a cada biblioteca escolar da “Patrulha Ação Azul”, a qual é constituída pelo polvo Óscar, a cachalote Carlota, o tubarão Sebastião e a cavalo-marinho Carminho.
Editados em maio do ano passado, cada livro tem uma história e temática diferentes: “Uma casa sem paredes” (destinado ao 1.º ano), destaca a Carminho e apresenta a diversidade de espécies marinhas que existem no oceano. Já o “O Tesouro azul”, para crianças do 2.º ano de escolaridade, apresenta o polvo Óscar disposto a descobrir as riquezas do mar, bem como as oportunidades profissionais que oferece. “Uma família muito numerosa” (3.º ano) dá a conhecer as subespécies marinhas (vertebrados e invertebrados) e a sua localização no planeta, tendo como protagonista, a Carlota. “Em busca do dono do Oceano” (4.º ano), tem Sebastião a coordenar a “Patrulha” e versa sobre as questões geopolíticas do mar, focando o papel das Nações Unidas, dando a conhecer a zona económica exclusiva (ZEE) de Portugal.
“As crianças de Albufeira têm o mar muito presente nas suas vidas e nas suas histórias de família, quer como oportunidade profissional, quer como espaço de lazer. No entanto, o planeta tem vindo a sofrer alterações, com repercussões em todas as áreas e ecossistemas. Aderimos a esta campanha pela urgência de sensibilizar as crianças, pois sabemos que elas são, à sua maneira, formadoras de consciências no seio das suas famílias e grupos. São a nossa Geração Azul e acreditamos que crescer implica a corresponsabilidade para com o meio”, diz o presidente da Câmara Municipal de Albufeira, José Carlos Rolo. Também a vereadora da Educação, Cláudia Guedelha, ficou satisfeita ao ver o entusiasmo e o interesse das crianças, ”não só pelo aspeto lúdico desta Ação Azul, mas pelas novidades que despertavam as suas imensas curiosidades. Esta nossa iniciativa insere-se numa Educação formal, pois somos uma Cidade Educadora e aspeto algum da vida do meio onde habitamos pode ser descurado”.
Refira-se que estes livros fazem parte do Plano Nacional de leitura “Ler +” e têm um QR-Code que permite o acesso à versão digital e ao áudio da história.