Saúde

Vila Real de Santo António Investe em Desfibrilhadores Automáticos para Salvar Vidas

A Câmara Municipal de Vila Real de Santo António (VRSA) reforça o seu compromisso com a saúde e a segurança da comunidade com a aquisição de seis Desfibrilhadores Automáticos Externos (DAE).

A entrega simbólica dos equipamentos decorreu no Quartel dos Bombeiros de Vila Real de Santo António e Castro Marim, na presença do Presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, Álvaro Araújo, que destacou a prioridade atribuída à proteção da vida e a resposta a emergências.

Os DAE adquiridos serão instalados em locais estratégicos do concelho, assegurando uma resposta rápida em situações de paragem cardíaca súbita. Os equipamentos estarão disponíveis nos seguintes espaços:

  • Parque Municipal de Campismo de Monte Gordo;
  • Piscinas Municipais de Vila Real de Santo António;
  • Viatura da Proteção Civil;
  • Pavilhão Municipal de Vila Nova de Cacela;
  • Complexo Desportivo de Vila Real de Santo António;
  • Paços do Concelho da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António.

Diversos estudos comprovam que o uso de um desfibrilhador, nos primeiros três minutos após uma paragem cardíaca, pode aumentar a taxa de sobrevivência até 74%. Este investimento representa, assim, um passo crucial na proteção da vida e no reforço da segurança da população.

Para garantir a correta utilização dos dispositivos, foi realizada uma formação em Suporte Básico de Vida (SBV) e utilização de DAE. Esta iniciativa foi desenvolvida em articulação com os Bombeiros de Vila Real de Santo António e Castro Marim, o Serviço Municipal de Proteção Civil e o Gabinete Municipal de Saúde, capacitando os funcionários municipais para responderem, de forma eficaz, a emergências nos locais onde os dispositivos serão instalados.

Com este investimento e a formação complementar, a Câmara Municipal de Vila Real de Santo António reafirma o seu compromisso com a saúde, segurança e bem-estar da comunidade, contribuindo para um concelho mais resiliente e preparado para salvar vidas.