Primeira edição da “FAESA– feira ambiental ecológica e sustentável de Albufeira” foi um sucesso
No passado fim-de-semana, depois de ter sido adiada devido a razões meteorológicas, o Jardim de Vale Faro acolheu a primeira edição da FAESA – Feira Ambiental Ecológica e Sustentável de Albufeira, com várias tendinhas de artesanato, realização de atividades físicas (treino funcional, aulas de zumba, ioga, pilates, aeróbica), concertos, exercícios sensoriais, oficinas, onde os participantes aprenderam a reaproveitar materiais usados que foram transformados em bonitas peças decorativas e utilitárias, sessões terapêuticas, showcookings, degustação de alimentos saudáveis, workshops, palestras, atividades de educação ambiental e muito mais.
“Foram dois dias fantásticos, de céu azul e temperatura convidativa, o que juntamente com a qualidade e diversidade do programa atraiu milhares de pessoas ao certame”, referiu o presidente da Câmara Municipal de Albufeira, José Carlos Rolo, que juntamente com o vice-presidente, Cristiano Cabrita, e a presidente da Junta de Freguesia de Albufeira e Olhos de Água, Indaleta Cabrita, visitaram as barraquinhas e assistiram a algumas das atividades. José Carlos Rolo sublinhou que “o evento tem uma vertente pedagógica muito forte a nível ambiental e da sustentabilidade”, com as crianças a serem chamadas a participar nas oficinas de reciclagem, a aprender como se cria um jardim de ervas aromáticas, a assistir a histórias sobre a vida animal e a alimentação, a provar snacks saudáveis e a juntarem-se à iniciativa Eco-Challenge e às atividades de Educação Ambiental na Tenda Kids. Esta foi uma atividade muito importante não só para os adultos, mas essencialmente para os mais jovens “porque é de pequenino que se torce o pepino”, como costuma dizer o povo, concluiu.
Mas para além da transmissão de ensinamentos, a brincadeira não ficou esquecida no espaço especialmente preparado para os mais pequeninos com escorregas, trampolins, baloiços, pinturas faciais e a magia das bolas de sabão gigantes que fizeram a alegria da criançada.
Cristiano Cabrita reforçou as palavras do presidente da Câmara acerca da importância da temática escolhida para o certame. “É urgente tomarmos consciência dos impactos ambientais sobre a vida do planeta e das pessoas. A terra é a nossa casa e não temos outra, pelo que juntos, para além de discutirmos o problema, o que naturalmente é fundamental para se alterarem comportamentos, pelo que temos que passar à ação para mitigar as consequências do aquecimento global. Ao nível da autarquia, fazemos uma enorme aposta na educação ambiental, logo a partir dos primeiros anos dos bancos da escola, sem esquecer a restante população”. Por vezes bastam pequenos gestos, como por exemplo não deitar lixo para o chão, evitar o consumismo, reaproveitando alimentos, vestuário, mobiliário, entre outras situações que só dependem de cada um de nós, frisou, referindo que “ao Governo e aos Municípios cabe intervir a nível global”. Cristiano Cabrita, responsável pelo pelouro do Ambiente e dos Eventos, afirmou que “a iniciativa começou a ser pensada, há cerca de 2 anos, visando promover a Saúde, Bem-estar, Ambiente, Sustentabilidade, Artesanato, Música, Palestras, Workshops, tudo num contexto positivo, familiar e, sobretudo, em época baixa. Foi a primeira edição de um evento que tem todas as condições para continuar e afirmar-se no contexto regional e nacional. Sempre, como é nosso apanágio, com o envolvimento da comunidade local, músicos, associações, profissionais da saúde, do bem-estar. À semelhança do Albufeira Sea Fest; do Albufeira Sounds; Full Moon Galé; Albufeira Skate Challenge; diria que o FAESA de Albufeira veio para ficar”.
Do programa destacamos, ainda, as palestras “Felicidade, Bem-Estar e Longevidade” de Bárbara Taborda, conhecida figura da televisão, consultora de bem-estar e felicidade que “desenvolveu o método Slow Aging, que ajuda as pessoas a integrarem rotinas e hábitos saudáveis nas suas vidas para serem mais produtivas, saudáveis e felizes”. Apaixonada por culinária, especialmente após a sua participação no Masterchef 2019, Bárbara lançou a rubrica “Saúde na Ponta do Garfo”, onde partilha receitas e promove o uso do alimento como medicamento; “Reeducação Alimentar na Prevenção de Doenças Metabólicas”, pela nutricionista Martina Grieff; “O Meu Percurso na Sustentabilidade” de Ana Varela, atriz e ativista ambiental; “Terapias Alternativas para Animais”, pela Qivetalgarve; a apresentação da “Quinta do Freixo: um exemplo de sustentabilidade”, por Luís Cabral e Silva e “Psicoaromaterapia e Metafísica da Saúde”, por Katy Rapyas.
Houve também momentos de relaxamento com Meditação Guiada por André Lisa, Respiração Consciente por Pedro Macide e uma sessão com Taças Tibetanas por Liliana Almeida. A animação foi uma constante com Dança Contemporânea pela Associação Fueté e pela Academia Karens e os concertos de Mateus Verde e Soudhealling by Johnny White, respetivamente no primeiro e no segundo dia.
A encerrar o programa, realizou-se a entrega de prémios de mais uma edição do Eco-Challenge.