Desporto

O piloto algarvio José Pedro Pinto brilha em Portimão e conquista Taça de Portugal de Karting

Com apenas 11 anos de idade, José Pedro Pinto venceu, este domingo, a mais importante prova do Karting nacional, a Taça de Portugal de Karting. O jovem algarvio bateu uma extensa concorrência na categoria X30 Mini e alcançou o ponto mais alto da sua (ainda) curta carreira.

José Pedro Pinto é uma das grandes promessas do Karting português e este fim de semana ganhou a prova-rainha do calendário nacional, a Taça de Portugal, disputada no Kartódromo Internacional do Algarve, em Portimão. Na competitiva categoria X30 Mini, com quase duas dezenas de adversários, o jovem piloto de 11 anos esteve muito forte logo desde os treinos cronometrados, no sábado, onde garantiu a volta mais rápida e a pole-position.

Essa performance foi confirmada com a vitória na primeira manga de qualificação, embora na segunda manga José Pedro Pinto tenha sofrido um toque de outro piloto, que o levou a terminar na quarta posição (com a melhor volta da corrida).

Sem baixar os braços, o piloto do Algarve dominou o decisivo dia de domingo em Portimão, vencendo quer a Pré-Final quer a Final, alcançando o troféu mais desejado neste final de época. “Fiquei muito contente, porque esta é a minha pista preferida e a que fica mais perto de casa. Ganhar a Taça de Portugal, e logo na minha região, é um sonho tornado realidade. Treinei muito para chegar aqui. Quero agradecer a todos os meus patrocinadores, que são importantes para eu poder continuar a competir e a ganhar, e também à minha equipa, a EKO-Birel ART Portugal, em especial ao meu mecânico, o Márcio Rafael, por todo o apoio. Esta Taça também é deles”, afirmou o promissor piloto de 11 anos.

A Taça de Portugal de Karting é a mais emblemática competição da modalidade, contando já com 43 edições. Agora, o nome de um jovem piloto da Quarteira vai constar no bonito troféu da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK).