Novembro repleto de eventos desportivos em Albufeira
Depois da entrega do Dossier Oficial da candidatura de Albufeira a Cidade Europeia do Desporto 2026, no passado dia 16 de outubro, o Município prossegue com a sua calendarização mensal, sempre repleta de eventos desportivos de modalidades diversas e de amplitude regional, nacional e internacional. Hoje é dia da Gala do Desporto, um momento que reconhece os atletas do concelho que se sagraram campeões em diversas modalidades na época desportiva 2023-2024. Cerca de 400 atletas serão hoje enaltecidos pelo seu brilhantismo, numa cerimónia a ter lugar às 20h00 no Palácio de Congressos do Algarve (Salgados), na companhia da mascote da candidatura, a “Estrela”, e onde o hino desta candidatura voltará a ouvir-se.
Depois de um fim-de-semana de grandes emoções, com o 7.º Rali – Município de Albufeira e da 7.ª edição do Duatlo do FC Ferreiras, competição que integrou a 3.ª etapa do Campeonato Nacional de Clubes, arranca amanhã, dia 8, o X Meeting Internacional do Algarve em Natação, no Complexo de Piscinas Municipais de Albufeira, decorrendo até ao próximo domingo. Realizada em piscina curta, conta com centenas de nadadores, incluindo a seleção nacional absoluta, que competem ao longo dos três dias por eliminatórias até à grande final, no último dia do evento.
A 16 de novembro, entre as 11h00 e as 20h00, o Pavilhão Desportivo de Paderne recebe o Campeonato Nacional de 10 Danças – Provas Solode Dança Desportiva nas disciplinas de Latinas e Standard, bem como a 4ª Jornada do Campeonato Regional de Setúbal, integrados no calendário oficial da Federação Portuguesa de Dança Desportiva, contando com o apoio da respetiva Federação, do Município de Albufeira, da Associação de Setúbal de Dança Desportiva, da Junta de Freguesia de Ferreiras e de diversos parceiros do comércio local. Prevê-se a participação de cerca de 150 atletas, representando 30 escolas e clubes de diversas regiões de Portugal Continental e Ilhas. O evento deverá prolongar-se até às 20h00 e os ingressos estarão disponíveis para compra no dia e local do evento.
No domingo, dia 17 de novembro, a Praça dos Pescadores vai ser o ponto de partida da IX Maratona de BTT “Rota Al-Buhera”. Às 09h00, dezenas de ciclistas vão percorrer até 60 quilómetros por trilhos que revelam a beleza natural de Albufeira, num evento organizado pelo Clube BTT Amigos de Albufeira. A prova tem, como já é habitual, uma vertente solidária, com os fundos angariados a reverter para o CASA – Centro de Apoio ao Sem-Abrigo de Albufeira.
Paralelamente, a Pista de Cross das Açoteias acolhe o Corta Mato Regional do C.D. Areias de S. João, uma competição que reúne os melhores atletas da modalidade, de todos os escalões, desde os benjamins até aos veteranos, numa celebração do atletismo na região.
A encerrar o programa desportivo de novembro, de 22 a 24, Albufeira recebe o Torneio Europeu de Setas, no Hotel Paraíso. Organizado pela Associação de Setas do Distrito de Faro, este evento traz a Albufeira centenas de atletas de associações nacionais e internacionais da modalidade, que competem em diversas categorias, tanto a nível nacional como europeu.
O presidente da Câmara Municipal, José Carlos Rolo, destaca a importância do desporto para a cidade, referindo que “o desporto é uma alavanca fundamental para combater a sazonalidade e dinamizar a economia local na época de baixa turística. Além de promovermos estilos de vida saudáveis, conseguimos atrair centenas de atletas e visitantes, o que resulta num impacto positivo para os nossos estabelecimentos comerciais, hotéis e restaurantes.”
Por seu turno, Cristiano Cabrita, Vice-presidente e vereador responsável pelo pelouro do Desporto e Juventude, destacou que “o desporto é um pilar estratégico da nossa política municipal, não só pelo contributo que dá à formação e ao bem-estar da nossa juventude, mas também pela capacidade de atrair visitantes e dinamizar a economia. Este mês de novembro reflete a nossa visão de Albufeira como uma cidade ativa, que valoriza o desporto em todas as suas formas, com os meios e os recursos humanos necessários, demonstrando mais uma vez o empenho do atual Executivo para a conquista do título de Cidade Europeia do Desporto 2026”.