Atualidade

Município de Loulé presente na cop29, em Baku, Azerbaijão

De 18 a 22 de novembro, o Município de Loulé esteve presente na 29ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (COP29), realizada em Baku, Azerbaijão, A Autarquia fez-se representar pelo seu presidente, Vítor Aleixo, e pela chefe de Divisão de Ação Climática e Economia Circular, Lídia Terra.

Reconhecida como o principal fórum global sobre alterações climáticas, a COP reúne líderes mundiais, representações de todos os países, especialistas, organizações e municípios para discutir temas cruciais para o futuro do Planeta. Este ano o grande destaque foi para o financiamento aos países em desenvolvimento, particularmente os do Sul global, para mais rápida e eficazmente investirem no combate às alterações do clima.

A participação na cimeira, através de diligencias do Ministério do Ambiente, destacou o poder local como um ator central na resposta às alterações climáticas, essencial para a concretização das metas globais, com uma abordagem baseada na inclusão e na inovação. Loulé reafirmou aqui o seu papel como exemplo de boas práticas a nível nacional e internacional.

Durante a cimeira, o autarca de Loulé participou numa conferência organizada pela Business As Nature, no Pavilhão de Portugal, sobre o projeto que este município integra, “Pink Circle Cities Network – Local Climate Action”. O evento destacou a ligação entre género e clima, reforçando a importância da integração destas dimensões nas políticas públicas de justiça climática. Além de Vítor Aleixo, a sessão contou com a presença de Salvador Malheiro, presidente da Comissão de Energia e Ambiente da Assembleia da República, e foi moderada por Jorge Cristino, da Get2C. Também participaram os municípios do Fundão e de Guimarães, este último representado pelo Laboratório da Paisagem. 

Durante o debate, foi possível apresentar o percurso de Loulé em matéria de ação climática e refletir sobre justiça climática. Destacaram-se ainda iniciativas implementadas no âmbito do Plano Municipal de Ação Climática, o primeiro do país a cumprir as exigências da Lei de Bases do Clima.  

 Esta participação possibilitou a troca de experiências e a captação de conhecimento para a implementação de novas parcerias para projetos de adaptação, mitigação, gestão e conhecimento.

“A presença do Município de Loulé na COP29 representa mais um marco no compromisso com uma ação vigorosa nos campos da adaptação e mitigação à mudança climática em curso, e no reforço da sua posição como referência em ação climática a nível nacional e internacional. Políticas e projetos locais, como os que acontecem já em Loulé, são determinantes incontornáveis para responder a tão grande desafio global. É essencial que continuemos a dar voz às dinâmicas locais em fóruns globais e a promover a colaboração entre entidades públicas e privadas, alavancando projetos que contribuam para um futuro mais resiliente”, sublinha o autarca louletano, Vítor Aleixo.