Desporto

Guilherme Valdoleiros e Gonçalo Marques eliminados em Vale do Lobo após boas réplicas contra favoritos

Guilherme Valdoleiros e Gonçalo Marques inauguraram a participação portuguesa no quadro principal de singulares do Vale do Lobo Open e apesar de não terem carimbado a passagem à segunda ronda deixaram uma boa imagem nos respetivos encontros frente a adversários do top 300 mundial. Na quarta-feira vão a jogo os restantes representantes nacionais neste ITF M25 que a Federação Portuguesa de Ténis leva a cabo até domingo na Vale do Lobo Tennis Academy.

Convidado para o quadro principal depois de chegar às meias-finais do Campeonato Nacional Absoluto, onde assinou a grande surpresa do torneio ao eliminar Pedro Araújonos quartos de final, Guilherme Valdoleiros deu muito trabalho a Lorenzo Giustino (273.º) antes de perder com o italiano, ex-número 127 mundial e terceiro cabeça de série, pelos parciais de 6-3 e 6-4 após duas horas de embate.

Gonçalo Marques (1555.º) também realizou uma exibição convincente e lutou de igual para igual com Jules Marie (275.º), só que o francês de 33 anos — mais 15 do que o jovem português — cometeu menos erros nos momentos decisivos de ambos os parciais e acabou por triunfar por 7-6(1) e 7-5 para confirmar o estatuto de quarto pré-designado.

Nos pares, Rodrigo Cruz (16 anos) e João Luís Silva (17 anos) assinaram a primeira vitória lusa ao vencerem Vicente Couto (17 anos) e Francisco Guimarães (18 anos) por 6-1 e 6-0.

Os próximos adversários sairão do embate de quarta-feira entre Diogo Marques/Alejandro Turriziani Alvarez e os britânicos Tom Hans/Harry Wendelken, terceiros favoritos.

Depois, Pedro Araújo também avançou para os quartos de final ao derrotar os compatriotas Daniel Batista e Guilherme Valdoleiros por 6-2, 3-6 e 10-5 ao lado de Finn Bass.

O português e o britânico são os quartos pré-designados e vão medir forças com os vencedores do encontro entre Tomas Curras Abasolo/John Echeverria e Rik Muller/Johannes Seeman.

Pelo caminho ficou Tiago Pereira, recém-campeão em Monastir com Kenny Schepper, que uniu esforços ao romeno Stefan Palosi e não resistiu aos primeiros pré-designados, Ivan Marrero Curbelo e Mark Whitehouse, vitoriosos graças aos parciais de 7-6(6), 1-6 e 10-3.

A jornada de quarta-feira terá como destaque os embates nacionais entre Francisco Rocha e Daniel Batista, logo às 10 horas, e Frederico Silva e Tiago Pereira, segundo encontro das 10 horas, mas também Pedro Araújo, Diogo Marques e João Dinis Silva tentarão reservar um lugar na segunda ronda.