Atualidade

Fruticultor de Tavira recebe bolsa de 20.000€ da Academia do Centro de Frutologia Compal

Bruno de Jesus, 29 anos, produtor de citrinos em Tavira, valoriza a tradição local com produção integrada e aposta em tecnologias de gestão agrícola e parcerias comerciais que respeitam o meio ambiente. O Bruno concorreu com um projeto de 4,8ha de Aumento da Exploração e Instalação de citrinos, nomeadamente Limão e Laranja, em Tavira. Escolheu as variedades permitindo o alargamento do calendário de colheita para promover a entrada de receitas ao longo de todo o ano. Vai apostar em tecnologia, como eixo crítico para a gestão da exploração e muito especificamente para a gestão ótima da utilização da água, práticas de sustentabilidade ambiental e certificações.

Na seleção dos melhores projetos foram valorizados o grau de conhecimento técnico, o desenho estratégico do seu negócio e práticas de sustentabilidade a aplicar. Para além de competências técnicas e de negócio reforçadas, cada um dos três vencedores leva uma bolsa de instalação no valor de €20.000 para apoiar e aplicar nos projetos apresentados.

 O Centro de Frutologia Compal continua assim a apoiar o setor da fruticultura em Portugal, promovendo o desenvolvimento sustentável e a inovação entre os fruticultores. Através da Academia, apoia o crescimento de empreendedores frutícolas, novos e já instalados, com formação especializada e bolsas de incentivo, fortalecendo o conhecimento técnico e a competitividade do setor. Com uma abordagem que valoriza a qualidade da produção e a sustentabilidade, o CFC torna-se um aliado estratégico para os fruticultores, contribuindo para uma fruticultura nacional mais resiliente e alinhada com as exigências dos consumidores e do mercado atual.

Inovação na Formação

A edição de 2024 da Academia introduziu pela primeira vez um módulo de Inteligência Artificial aplicada ao negócio, refletindo o pioneirismo do programa, bem como o reforço da componente híbrida do programa de formação. Com um total de 78 horas de formação híbrida, que incluiu 16 sessões digitais e 18 presenciais, a Academia reforçou a capacitação técnica e estratégica dos participantes, assegurando que estão preparados para os desafios de um setor em constante evolução.