Albufeira promove mercadinhos e presépios de natal em todas as freguesias
Esta é uma altura do ano em que os artesãos de Albufeira mostram os seus melhores trabalhos alusivos à época, com vista a captarem a atenção dos visitantes e a serem adquiridos para enfeitar os presépios ou árvores de Natal das famílias. Os doces fazem parte da quadra natalícia, contribuindo para as alegrias que a tradicional mesa de Consoada oferece. Fatias douradas, filhoses, pastéis de batata-doce, sonhos de abóbora e doce fino convidam a visitar as barraquinhas dos vários Mercadinhos de Natal que se realizam por todo o concelho.
O Mercado de Natal da Guia realizou-se no penúltimo fim-de-semana de novembro, nos dias 23 e 24, para que com a devida antecedência se pudessem adquirir os presentes artesanais para colocar no “sapatinho” na noite de Consoada.
O Mercadinho de Natal de Ferreiras vai estar no Parque de Estacionamento do Estádio da Nora, nos dias 7 e 8 de dezembro, das 14h00 às 20h00. Trata-se um mercado cheio de cor e alegria, onde não faltam diversas sugestões para ofertas de Natal ou para decorar a casa e a mesa, pois as iguarias são rainhas neste Mercadinho. Há tendas de artesanato, teatro, magia, doçaria tradicional, animação e muita música.
Mercadinho de Natal de Albufeira e Olhos de Água. Nos dias 21 e 22 de dezembro, das 14h00 às 20h00, o EMA – Espaço Multiusos de Albufeira volta a acolher mais um mercadinho de Natal. Numa organização da Junta de Freguesia de Albufeira e Olhos de Água, com o apoio do Município de Albufeira, o EMA vai encher-se de bancas com muitas as iguarias que falam dos deliciosos cheiros e sabores desta quadra. Entre a diversificada oferta gastronómica é possível encontrar deliciosas azevias, coscorões, rabanadas, bolos e doces confecionados à base de mel, frutos secos e gila, bem como os vinhos e licores que não podem faltar à mesa de Natal. Para além da doçaria também se pode adquirir decorações de Natal e alguns presentes para oferecer à família e aos amigos – peças originais produzidas por dezenas de artesãos da região. A par de tudo isto, a animação também vai estar presente.
Montar o presépio é uma tradição entre as famílias católicas, um gesto que serve para contar a história bíblica do nascimento de Jesus, lembrado em cada Natal. O presépio deve ser montado no 1º domingo do Advento e desmontado no dia 6 de janeiro.
Na freguesia da Guia, até 6 de janeiro, pode-se visitar o Presépio de Rua composto por um conjunto de figuras de grandes dimensões que representam diversas cenas históricas associadas ao nascimento de Jesus: a Anunciação do Anjo a Maria, a Natividade, personagens como o Rei Herodes e os Reis Magos, entre outras figuras que costumam povoar os presépios de Natal. Da autoria da escultora Toin Adams, artista britânica residente no Algarve há mais de uma década, esta mostra compreende 30 figuras localizadas numa extensão considerável entre a Ermida de Nossa Senhora da Guia e a Igreja Matriz.
Na zona da cidade, Natal que é Natal não se faz sem a tradicional visita das famílias ao grande Presépio dos Bombeiros Voluntários de Albufeira, em exibição no parque de viaturas do Quartel a partir de 6 de dezembro, entre as 9h00 e as 23h00. Trata-se de uma recriação do Presépio em tamanho pequeno, mas numa grande extensão de espaço, com algumas figuras em movimento, o que faz as delícias de miúdos e graúdos. Recriando o Nascimento de Jesus, o Presépio conta com mais de duas mil figuras, engenhos de água e diversas estruturas que nos fazem viajar até Belém, retratando a Natividade devidamente enquadrada com extensas paisagens, tradições, ofícios e personagens históricas da época.
Também a aldeia de Paderne volta a brindar-nos com o Presépio do Agrupamento de Escutas 1009 de Paderne, instalado em frente à Igreja Paroquial, a partir de 9 de dezembro, das 10h00 às 19h00. Este ano, o Presépio inaugura-se no dia a seguir ao Dia de Nossa Senhora da Conceição: “deitam-se os trigos”, ou seja, pequenas sementes de trigo, milho, centeio ou alpista que são colocadas em pequenos pires de louça ou de barro para formar as searinhas, que enfeitarão os presépios, também eles diferentes dos habitualmente feitos noutras regiões do país. Este é um presépio algarvio que conserva as suas raízes medievais. Assim, o cenário não é a gruta de Belém, mas sim um trono ou escadaria, com o menino Jesus em pé, no alto, assumindo-se como o Salvador do mundo e do universo. Os degraus do trono são cobertos com toalhas de linho rendadas e bordadas à mão, ou com uma toalha de renda branca (de acordo com as posses das famílias), com o menino ao centro. Os degraus, progressivamente mais estreitos, são enfeitados com searinhas, laranjas, frutos secos e flores. As searinhas são colocadas junto ao menino Jesus para que as possa abençoar e as sementeiras sejam fartas e haja muito pão.