VII Jornadas da rede de museus do Algarve
Construir a Cidadania: Museus, Mediação e Participação, nos 50 anos do 25 de Abril” é o tema central das 7.as Jornadas da Rede de Museus do Algarve (RMA).
O encontro, coorganizado pela RMA e pelo Município de Lagos, realizar-se-á no dia 18 de outubro e terá lugar no auditório dos Paços do Concelho Século XXI, daquele Município.
Esta edição enquadra-se no Projeto Liberdade da RMA, comemorativo dos 50 Anos do 25 de Abril, pretendendo lançar o debate sobre o papel dos museus na construção da cidadania democrática e as transformações ocorridas no âmbito do processo revolucionário, da transição para o regime democrático e das políticas culturais em 50 anos de democracia, tanto nos contextos local e regional, quanto no contexto nacional da museologia portuguesa.
As jornadas têm como objetivos esclarecer questões, tais como:
– De que modo os museus têm contribuído para a consolidação dos valores democráticos e para a participação cultural dos cidadãos?
– Como é que as políticas museológicas, as narrativas em torno das coleções, a gestão do património cultural e natural, as estratégias e os meios disponibilizados, se têm concertado para dar resposta aos desafios da contemporaneidade e qual o seu contributo na reelaboração da história e da memória coletivas?
– Que desafios enfrentam os Museus atuais, no que diz respeito à criação de condições concretas para garantir a democracia cultural e já não apenas a democratização dos seus acervos?
– Quais as metodologias mais facilitadoras, para a promoção de uma mais ampla mediação inclusiva, para o desenvolvimento da participação cocriativa e para a dinamização de uma maior acessibilidade aos museus, aos seus conteúdos, ideias e objetivos, de forma a eliminar barreiras conceptuais, interpretativas, etárias, linguísticas e físicas?