Semana da Saúde Mental em Vila Real de Santo António
A Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, através do seu Gabinete Municipal de Saúde, organiza a Semana da Saúde Mental, entre os dias 5 e 9 de outubro de 2024, com uma agenda diversificada voltada para o bem-estar psicológico em todas as fases da vida.
O programa inclui atividades para crianças, idosos, profissionais da saúde e a comunidade em geral, com destaque para as I Jornadas Municipais «Saúde Mental ao Longo do Ciclo de Vida», no dia 7 de outubro, no Hotel Robinson Quinta da Ria, em Vila Nova de Cacela.
I Jornadas Municipais «Saúde Mental ao Longo do Ciclo de Vida»
Este evento, vocacionado para profissionais da saúde, educação, terapeutas e especialistas da área da saúde mental, será uma oportunidade única para partilhar conhecimentos sobre os desafios e boas práticas em saúde mental nas diferentes fases da vida: nascer, crescer, viver e envelhecer.
Os painéis discutem temas como os desafios da saúde mental na infância, o impacto das tecnologias digitais e a promoção da saúde em ambientes escolares e de trabalho. Durante as jornadas, será ainda apresentado o projeto «Cuidar de Quem Cuidou», promovido pelo município de VRSA.
Uma semana de atividades para todas as idades
A Semana da Saúde Mental contará também com atividades como o Hospital da Bonecada, dirigido a crianças até aos 10 anos, uma sessão sobre prevenção e intervenção em saúde mental, voltada para a comunidade em geral (7 de outubro), e ações direcionadas para a adolescência e saúde mental nas escolas do concelho.
No dia 9 de outubro, será realizada a sessão «Saúde Mental na Transição para a Parentalidade», com o tema ‘Quando nasce um bebé, nasce uma família´, destinada a grávidas, casais e futuros pais, que acontece na Biblioteca Municipal Vicente Campinas.
O encerramento terá lugar no dia 9 de outubro, na Casa da Juventude de VRSA, com a Feira da Saúde Mental.
A Semana da Saúde Mental não só responde a uma necessidade emergente de cuidado e atenção na área da saúde mental, mas também constitui um passo vital na construção de uma sociedade mais consciente, resiliente e saudável.
O impacto potencial deste evento transcende o momento, contribuindo para a criação de uma cultura de saúde mental positiva e preventiva.