Cultura

Mural do novo pavilhão multiusos de Almancil vem “enriquecer espaço público”

Quinze dias depois de ter aberto portas o Pavilhão Multiusos 25 de Almancil, em Almancil, foi inaugurado este sábado o mural que irá embelezar a área circundante do edifício.

Da autoria da artista Adérita Silva, em colaboração com os grafitters SEN e SNIZ, a obra vem “enriquecer o espaço público de Almancil”, como realçou o presidente da Câmara Municipal de Loulé, Vítor Aleixo, durante o momento inaugural.

Com uma área de 180 m2 e um comprimento de 80m, o mural é atravessado por “uma onda”, uma espécie de fita que liga as imagens que pretendem reproduzir os elementos que terão lugar neste Multiusos: das atividades desportivas como o voleibol, andebol ou artes marciais, aos concertos de música e, naturalmente a valência do polo da Biblioteca Municipal “Casimiro de Brito”, através da imagem da árvore da sabedoria, em que se encontram pendurados nos ramos alguns livros.

Este trabalho de grafiti foi realizado com spray e uma tinta especial de parede que permitirá fazer perdurar no tempo a obra.

Esta é uma equipa que trabalha há mais de 10 anos, tendo elaborando também um outro mural que se encontra logo ali ao lado, no Estádio Municipal. “Esta é uma parceria muito interessante porque as ideias são partilhadas, o que permite obter um resultado maravilhoso como este. Gostamos de Almancil e gostamos de criar arte para Almancil”, aferiu Adérita Silva, artista com trabalho firmado na freguesia e na região.

Joaquim Pinto, presidente da Junta de Freguesia de Almancil, salientou o facto deste trabalho ter também como finalidade “evitar que apareça aqui uma série de grafitis pouco dignos que iam conspurcar este espaço, ficando assim um espço mais agradável com o contributo do mural”.

“É a Arte que sai à rua e se cruza com os cidadãos, uma vez que no dia a dia muitas pessoas não têm a oportunidade de frequentar as galerias. Estes murais vêm para a rua dialogar com aqueles que passam e se deixam sensibilizar pela arte”, afirmou o presidente Vítor Aleixo. 

Dando continuada a esta aposta na arte pública, em breve será inaugurada uma obra nas Fontes de Alte, da autoria do artista Rico Sequeira.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *