Matilde Jorge volta a vencer e segue para os quartos de final do Faro Ladies Open
Matilde Jorge voltou a vencer e apurou-se para os quartos de final de singulares do Faro Ladies Open, o ITF W35 que o Centro de Ténis e Padel de Faro organiza, até 20 de outubro, com os apoios da Câmara Municipal de Faro e da Federação Portuguesa de Ténis. Angelina Voloshchuk deu luta à primeira cabeça de série, mas não evitou a eliminação.
Um dia depois de eliminar a quarta cabeça de série, a número dois nacional (366.ª WTA) confirmou o favoritismo sobre a qualifier eslovena Salma Drugdova (569.ª), responsável pelo afastamento de Sara Lança na véspera, e venceu pelos parciais de 6-4 e 6-2.
Nenhuma das jogadoras esteve confortável na pancada de serviço, mas Jorge foi bem mais assertiva na resposta e compensou o dia menos positivo no golpe de saída para resistir aos nervos e celebrar pela segunda vez no Centro de Ténis e Padel de Faro.
“Hoje estive muito nervosa, senti muito a pressão. Coloquei essa pressão em mim ao perceber que podia chegar aos quartos de final, mas continuei sempre à procura de melhores sensações. Também me senti cansada, mas acabei por organizar as ideias e perceber que [o nervosismo] era por causa disso ajudou-me a ficar lúcida e concentrar-me no que tinha de fazer”, admitiu Matilde Jorge depois da segunda vitória da semana.
À procura das terceiras meias-finais da carreira, menos de dois meses depois de ter sido campeã em Leiria e semifinalista em Santarém (outros dois ITF W35), Matilde Jorge vai enfrentar a polaca Gina Feistel, número 303 mundial, às 10h30 de sexta-feira.
Angelina Voloshchuk (762.ª) esteve perto de juntar-se à compatriota no elenco dos quartos de final, mas não resistiu à primeira pré-designada e acabou por perder por 6-3, 3-6 e 6-4 ao cabo de 2h14 com a austríaca Sinja Kraus (209.ª).
Vinda do qualifying, a tenista portuguesa de 17 anos tirou proveito das condições ventosas e criou muitas dificuldades a Kraus do fundo do campo. A principal candidata ao título nunca se sentiu confortável e Voloshchuk aproveitou para nivelar o embate desde a linha de fundo, pecando apenas por alguma precipitação na reta final com um par de erros em excesso a custar-lhe o último jogo de serviço.
A jornada desta quinta-feira também assinalou o arranque da competição de pares, que logo no primeiro dia ficou sem representantes lusas.
Bárbara Brito e Francisca Laúndes perderam por 6-2 e 6-1 com Abigail Amos e Ida Johansson, Teresa Franco Dias cedeu por 6-0 e 6-1 ao lado de Love-Star Alexis perante Rebecca Munk Mortensen e Johanna Christine Svendsen, Lena Couto e Analu Freitas por 6-4 e 6-1 para Salma Drugdova e Marie Weckerle, Sara Lança e Angelina Voloshchuk por 6-1 e 6-3 favoráveis a Sarah Iliev e Yasmin Mansouri e Amália Suciu, com Indira Lepage, cedeu pelos parciais de 6-1 e 6-0 frente a Weronika Falkowska e Stephanie Visscher.