Geração Depositrão desafia pela 17ª vez escolas do distrito de Faro a recolher resíduos elétricos e eletrónicos e de pilhas no novo ano letivo
17ª edição do programa que promove a recolha de equipamentos elétricos, eletrónicos e pilhas arranca agora
Professores, pais e alunos do distrito de Faro são desafiados a participar na Geração Depositrão
Escolas de Faro recolheram mais de 6 toneladas no ano letivo anterior
Depois do sucesso da 16ª edição no ano letivo 2023/24, a Geração Depositrão, projeto em parceria entre a ERP Portugal – Entidade Gestora de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE) e Resíduos de Pilhas e Baterias (RB), e o Programa Eco-Escolas da ABAAE (Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação) está de volta neste novo ano letivo para desafiar as escolas de Faro participarem no maior projeto nacional de literacia ambiental e entregarem equipamentos elétricos e eletrónicos e pilhas usadas.
De forma a facilitar ainda mais a participação das escolas, que no ano passado foram responsáveis pelo encaminhamento de cerca de 500 toneladas de resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos, a ERP Portugal fez algumas alterações na plataforma eureciclo.pt, que lança o desafio a todas as escolas que ainda não participam no programa Geração Depositrão a inscreverem-se e a entregarem os resíduos destas tipologias. No eureciclo.pt, todas as escolas nacionais (continente e ilhas) podem fazer os pedidos de recolha e ter acesso a todas as informações sobre o programa, que tem como objetivo promover o correto encaminhamento de resíduos entre os jovens.
Recorde-se que o projeto Geração Depositrão é aberto a todos os escalões escolares, desde o jardim de infância até ao Superior.
“A ERP Portugal apela a uma forte adesão à 17ª edição da Geração Depositrão, que agora começa. Os resultados alcançados no ano que passou demonstram o incrível empenho da comunidade escolar e têm enorme impacto na circularidade da economia. Apelamos à sensibilidade de professores, pais e alunos: juntem-se a nós nesta missão! Cada passo – e cada recolha de REEE e pilhas usadas – fará a diferença no futuro de todos”, afirma Rosa Monforte, Diretora Geral da ERP.
Top 4 de escolas do distrito de Faro que mais recolheram equipamentos no ano letivo 2023/24:
EB1 de Cabanas de Tavira
peso recolhido – 4.815,1 kg
peso recolhido por aluno – 150,47 kg
Agrupamento de Escolas Drª. Laura Ayres
peso recolhido – 1.514,5 kg
peso recolhido por aluno – 0,50 kg
Escola Secundária Pinheiro e Rosa
peso recolhido – 408,5 kg
peso recolhido por aluno – 0,59 kg
EB 2,3 de Quarteira
peso recolhido – 182,2 kg
peso recolhido por aluno – 0,27 kg
Sobre a ERP Portugal:
A ERP Portugal pertence a uma plataforma pan-Europeia, European Recycling Platform (ERP), fundada em dezembro de 2002. A ERP assume como missão assegurar a implementação mais rentável de um Sistema de Gestão de REEE e RB, para o benefício dos seus aderentes e empresas, dando lugar a oportunidades de negócio e vantagens competitivas. A ERP já está a operar nos seguintes países: Alemanha, Áustria, Dinamarca, Eslováquia, Espanha, Finlândia, França, Holanda, Irlanda, Itália, Noruega, Polónia, Portugal, Reino Unido, Suécia e Israel. Mais informação em https://erp-recycling.org/pt-pt/