Burillo Escorihuela e Kung aceleram rumo aos quartos de final do Loulé Ladies Open by Cimpor
Já sem portuguesas em prova, a jornada desta quinta-feira no Loulé Ladies Open by Cimpor desenrolou-se ao ritmo das favoritas e quatro das cinco cabeças de série que ainda estavam em competição avançaram para os quartos de final, com destaque para a espanhola Irene Burillo Escorihuela e a suíça Leonie Kung — as mais cotadas neste ITF W35 que o Clube de Ténis de Loulé organiza com os apoios da Câmara Municipal de Loulé e da Federação Portuguesa de Ténis até domingo.
Depois de uma estreia atribulada, em que precisou de três partidas para passar por uma qualifier que está no limite do top 1000 WTA, Irene Burillo Escorihuela (225.ª WTA) elevou o nível e “despachou” a alemã Carolina Kuhl (418.ª) em apenas 78 minutos, com os parciais de 6-3 e 6-0.
Primeira cabeça de série, a espanhola de 27 anos — que já tem um título em Portugal, no ITF W25 do CIF em 2021 — está à procura de pontos que lhe permitam entrar pela primeira vez no top 200 do ranking mundial e tornou-se na primeira jogadora a chegar aos quartos de final do Loulé Ladies Open by Cimpor, que vai discutir com Sofia Shapatava.
Carrasca da wild card Iara Guerreiro Gonçalves na ronda inaugural, a experiente qualifier da Geórgia (atualmente está na 569.ª posição do ranking, mas chegou a ser 186.ª) colocou um ponto final na campanha da francesa Amandine Monnot (464.ª), que tinha ganho a Matilde Jorge, ao triunfar por 6-4 e 7-5.
Tal como Burillo Escorihuela, também Leonie Kung confirmou com tranquilidade o favoritismo para aceder aos quartos de final. Número 244 mundial, a suíça exerceu o estatuto de segunda cabeça de série face à qualifier eslovaca Salma Drugdova (589.ª), que venceu por 6-1 e 6-4 logo pela manhã.
Segue-se a qualifier austríaca Johanne Christine Svendsen (680.ª), autora da grande recuperação do dia ao transformar uma desvantagem de 1-6 e 1-4 contra a sul-coreana Yeon Woo Ku(437.ª) numa vitória por 2-6, 7-6(5) e 7-5 após 2h42 naquele que foi o único encontro do dia a ser resolvido em três partidas.
A única pré-designada a ficar pelo caminho na jornada desta quinta-feira foi Camilla Rosatello (373.ª). Terceira candidata ao título, a italiana não encontrou argumentos para contrariar a neerlandesa Stephanie Judith Visscher (535.ª) e cedeu pelos parciais de 6-3 e 6-4.
Yasmine Mansouri (348.ª), Mia Ristic (392.ª) e Weronika Falkowska (562.ª) completam o alinhamento dos quartos de final da quarta edição do Loulé Ladies Open, que serão jogados a partir das 11 horas desta sexta-feira.
Nos pares, a primeira meia-final (11 horas) será discutida entre Diana Marcinkevica/Martha Matoula e Salma Drugdova/Marie Weckerie (segundas e terceiras cabeças de série) e a segunda (não antes das 14h30) entre Weronika Falkowska/Stephanie Judith Visscher e Michika Ozeki/Lian Tran (primeiras e quartas candidatas).