Cultura

Sonoridades eruditas voltam a Loulé em mais um encontro de música antiga – Francisco Rosado

De 5 a 27 de outubro, o concelho de Loulé recebe o 24º Encontro de Música Antiga de Loulé – Francisco Rosado, um festival pioneiro na região algarvia, promovido pela Câmara Municipal de Loulé.

O Encontro deste ano abre as suas portas na Igreja Matriz de Loulé, no dia 5 de outubro, recebendo o grupo alemão Alta Bellezza, um trio que se dedica à interpretação historicamente informada em instrumentos de alta capella como as charamelas, o trompete antigo e a gaita de foles.

A este concerto segue-se, dia 6, na Igreja de Nossa Senhora da Assunção, em Alte, Arte Mínima, um conjunto que une as flautas de bisel às vozes e que se dedica à redescoberta da música de Vicente Lusitano, compositor português do século XVI.

O fim de semana seguinte será dedicado à palavra poética e musical. A Igreja de Nossa Senhora da Conceição, em Quarteira, será palco no dia 12, do concerto com o grupo espanhol Capella de Ministrers. A voz e as cordas barrocas entrarão em harmonia numa homenagem a Miguel de Cervantes – romancista, dramaturgo e poeta espanhol do século XVII. No dia 13, na Igreja de S. Lourenço, em Almancil, poderemos ouvir o projeto Cantar Poesia, cujos músicos portugueses se dedicam a musicar Vilancicos e Frottolas do século XVI.

Segue-se o tradicional concerto do Ensemble de Flautas de Loulé, que este ano convidará o coro Jubilate Deo, para uma fusão de vozes e flautas dedicada à música barroca. É em Boliqueime, na Igreja de S. Sebastião, no dia 20.

O ciclo de concertos culminará com um repertório cuidadosamente selecionado para flauta de bisel e cravo, que unirá em palco o virtuosismo de Erik Bosgraaf e Alessandro Pianu (Países Baixos) ao brilhantismo das composições de alguns dos mais famosos nomes do período barroco. Este concerto de encerramento acontece na Igreja de Nossa Senhora da Assunção, em Querença, dia 26 de outubro.

De referir que todos os concertos têm início às 19h00 e são de entrada livre.

Como não podia faltar, este ano o Encontro terá ainda uma forte componente pedagógica, a pensar nas futuras gerações de músicos algarvios. Nesse sentido, iniciará a sua atividade com um workshop de instrumentos de alta capella (5 de outubro, das 10h00 às 12h00, no Auditório do Solar da Música Nova) e terminará com masterclasses de flauta de bisel e cravo (27 de outubro, das 10h00 às 18h00, na sede da Sociedade Filarmónica Artistas de Minerva).

Fundado por Francisco Rosado, em 1998, e com direção artística de Ana Figueiras desde 2015, o Encontro de Música de Antiga de Loulé contribui para a dinamização do programa cultural do concelho, valorização patrimonial e para a formação de jovens entusiastas e consumidores de cultura.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *