Revitalgarve promove produtos endógenos do Algarve na X Feira da Dieta Mediterrânica, em Tavira
De 5 a 8 de setembro, o projeto PRR REVITALGARVE marcou presença na X Feira da Dieta Mediterrânica em Tavira, com o objetivo de promover a criação de um modelo de organização do Sistema Alimentar do Algarve, baseado numa Rede de Produtores Locais do Algarve (RPLA) e no consumo local dos seus produtos.
Atividades na Feira
A participação do REVITALGARVE incluiu várias iniciativas, destacando-se um stand com divulgação das atividades do projeto e apresentação de produto alimentar regional a cada dia. Além disso, o stand ofereceu atividades didáticas para crianças, como jogos educativos.
Visitas de Campo
O público também teve a oportunidade de participar em visitas a três explorações agrícolas: Quinta Maria Flaminga, Monte do Álamo e Horta do Cabeço. Estas visitas promovem a agricultura biológica e sustentável, respeitando os princípios da Dieta Mediterrânica, como a sazonalidade, o cultivo de espécies resistentes às alterações climáticas, e a redução da pegada de carbono.
Demonstrações Gastronómicas
As demonstrações gastronómicas foram outro ponto de destaque, com quatro receitas inovadoras resultantes das atividades de investigação do projeto, que apresentaram novas formas de cozinhar produtos tradicionais da região, culminando cada demonstração na degustação dos pratos confecionados.
Prémios Inovação
No âmbito do Prémio Inovação – Dieta Mediterrânica, duas menções honrosas foram atribuídas aos produtos “Churritas” e “Enchidos curados secos de Ovinos da Raça Churra Algarvia”, ambos desenvolvidos no contexto do REVITALGARVE, pelo seu caráter inovador e potencial para valorizar os recursos endógenos da região.
O projeto REVITALGARVE, cofinanciado pelo PRR, visa desenvolver um modelo de organização económica e territorial que reconheça e valorize a diversidade e o capital natural e social do Algarve, contribuindo para uma cadeia produtiva mais eficiente e sustentável.