O Programa FORTALEZA CULTURAL entra em outubro com vários projetos culturais, artísticos e educativos
“A Europa Começa Aqui! No Promontório de Sagres” tem a sua abertura adiada para o domingo dia 6 de outubro, às 16 horas.
Trata-se de um projeto expositivo organizado pela Fortaleza de Sagres, que conta com o design de Alexandra dos Santos e que pretende dar a conhecer e sensibilizar para a relevância e complexidade da paisagem cultural deste território, que está na base da distinção do Promontório de Sagres com a Marca do Património Europeu.
A vernissage conta com o apoio da Doçaria do Sul e da Quinta do Barranco Longo.
A Fortaleza de Sagres recebe o projeto FEMEN nos próximos dias 4 e 6 de outubro.
FEMEN é um projeto de teatro físico, magia e novo circo, que resulta numa performance intimista, no encontro de novas geometrias corporais.
De registo poético e humor satírico FEMEN trabalha sobre a narrativa do corpo, de forma a refletir e questionar sobre a sedimentação das normas de género, questionando o que percebemos como rótulos, com o fim de partilhar uma mensagem de igualdade e inclusividade. No dia 4 de outubro, o projeto acontece às 10h30 e é direcionado à comunidade escolar; e no dia 6 de outubro tem hora prevista para as 17 horas, sendo dirigido a famílias e público em geral. Projeto promovido pelo Teatro Experimental de Lagos, com a conceção e interpretação de Berna Huidobro.
No domingo, dia 13 de outubro, pelas 17 horas o monumento será palco de “Palavras de Abril: palavras interditas”, um projeto da Experiment`arte.
Projeto de poesia e música, com a dupla Sónia Pereira e Carlos Boita. Viagem intimista pela literatura portuguesa censurada e outra que não foi silenciada, por vezes, devido à baixa literacia literária dos censores ou ato intrépido de certos escritores.
A NOVA Escola de Sagres regressa à Fortaleza de Sagres nos dias 15 e 16 de outubro.
Este ano, a NOVA Escola de Sagres ambiciona olhar à luz da ciência para os patrimónios de liberdade. O projeto inclui a exploração e dinamização de um conjunto de atividades de cariz científico, tecnológico e social, que apresenta como fio condutor, uma narrativa dos acontecimentos históricos, remetendo para a memória dos tempos de ausência de liberdade. Para além da oficina de construção de uma caravela modular, ateliers de cartografia, instrumentos náuticos, coleções, robótica e programação e outros ateliers haverá lugar ao momento “histórias contadas” em torno do tema “Patrimónios de liberdade”. Promovido pelo Centro Ciência Viva de Lagos, o projeto é direcionado a todos os anos de escolaridade e decorre das 10h às 13h e das 14h às 17h30.