Ambiente

Loulé promove mais um seminário dedicado à proteção civil

No âmbito do Dia Internacional para a Redução de Catástrofes, o Serviço Municipal de Proteção Civil de Loulé realiza o IX Seminário “A Proteção Civil e a Comunidade”, ao longo do dia 16 de outubro, no Cineteatro Louletano.

Num mundo cada vez mais alerta para as questões da Proteção Civil, através desta iniciativa o Município de Loulé pretende munir o público em geral de informações sobre o funcionamento de estruturas ligadas ao setor (nacionais e europeias), alguns projetos e também os desafios que se colocam face ao impacto das alterações climáticas que têm levado ao aumento de cenários de catástrofe. Para tal, contará com oradores que trarão um pouco da sua experiência a este Seminário.

A sessão de abertura, pelo presidente da Autarquia, Vítor Aleixo, e pelo Comandante Regional de Emergência e Proteção Civil, Vítor Vaz Pinto, acontece às 9h30.

Segue-se a apresentação de Rui Figueira, diretor do Serviço Municipal de Proteção Civil do Funchal, sobre a missão dos Serviços Municipais de Proteção Civil nas comunidades. Já a responsável do Serviço Municipal de Proteção Civil de Lisboa, Margarida Castro Martins, irá falar sobre o dispositivo municipal de Proteção Civil e Socorro durante a Jornada Mundial da Juventude.

“A Proteção Civil Municipal, que desafios?” é o mote lançado pelo investigador Duarte Caldeira, enquanto que Fernando Carrilho, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, apresenta os sistemas de alerta precoce de tsunamis.

À tarde, a partir das 14h30, João Almeida Silva, da Direção-Geral da Proteção Civil e das Operações de Ajuda Humanitária Europeia, vai falar sobre o mecanismo europeu de Proteção Civil e a evolução até ao resCEU.

As infraestruturas verdes e a resiliência nas comunidades às alterações climáticas será a temática trazida a lume por José Carlos Ferreira, da Universidade Nova de Lisboa. Da parte dos Bombeiros Municipais de Loulé, António Moital vem falar de um projeto que tem contribuído para reforçar a resiliência da comunidade: “Programa Aldeia Segura, Pessoas Seguras”, apresentando o estudo nas populações no concelho de Loulé.

Finalmente, Francisco Rego, do Instituto Superior de Agronomia, fará uma exposição sobre a transformação da paisagem e incêndios rurais.

A sessão de encerramento estará a cargo do vereador do Município de Loulé, Carlos Carmo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *