Especialistas reúnem-se no Algarve para debater desafios da área de Psiquiatria e Saúde Mental em Portugal
A Sociedade Portuguesa de Psiquiatria e Saúde Mental (SPPSM) vai realizar o XVIII Congresso Nacional de Psiquiatria, entre os dias 16 e 19 de outubro, no Palácio de Congressos do Algarve, em Albufeira. Este evento tem como objetivos partilhar e atualizar conhecimentos científicos, debater aspetos da prática clínica, bem como divulgar e contribuir para a discussão da mais recente investigação em Psiquiatria e Saúde Mental.
“Este congresso, o maior sobre Psiquiatria e Saúde Mental em Portugal, é um marco fundamental na nossa missão de melhorar o cuidado e a compreensão das doenças psiquiátricas. Este ano, sob o tema “Fronteiras da evidência em Psiquiatria: A Tangibilidade do objetivo, subjetivo ou equívoco”, direcionamos a nossa atenção para os avanços científicos nesta área. Pretendemos, ao longo destes quatro dias de intensos debates e troca de conhecimentos, aprofundar as descobertas mais recentes e discutir como podemos aplicá-las na prática clínica, permitindo a adaptação dos tratamentos às necessidades individuais de cada paciente”, explica João Bessa, Presidente da SPPSM.
De acordo com Gustavo Jesus, presidente do XVIII Congresso Nacional de Psiquiatria, “a realização deste congresso é fundamental para a atualização científica da comunidade clínica e, por essa via, é também muito importante para contribuir para a melhoria dos cuidados prestados às pessoas que necessitam. Este ano, além do programa rico cientificamente, colocámos o foco em temas que, além de serem importantes para a comunidade científica, têm levantado o interesse da comunidade geral e dos media. Temas como os “Psicadélicos”, a “Psicoterapia”, a “Morte Medicamente Assistida”, a “Neuromodulação” ou os “Canabinoides” estarão em abrangente discussão”.
Reunindo cerca de mil participantes das várias áreas profissionais que trabalham na área da Psiquiatria e Saúde Mental, o XVIII Congresso Nacional de Psiquiatria contará com mais de 100 palestrantes nacionais e nove palestrantes internacionais, que irão contribuir para uma discussão aberta e interativa sobre as áreas clínicas, passando pelas sociais, até às neurociências. Entre os palestrantes plenários destacam-se o Prof. Álvaro Pascual-Leone, a Prof.ª Augusta Vieira-Coelho, a Prof.ª Iris Sommer, o Prof. Richard Davidson, o Prof. Robert Shoevers e a Prof.ª Sara Xapelli.
Para mais informações consulte os sites: www.sppsm.org e www.cnp2024.com