Almancil: Pavilhão multiusos 25 de abril vai ser inaugurado com presença de ministro dos assuntos parlamentares
Almancil recebe, no próximo dia 6 de outubro, a cerimónia inaugural do Pavilhão Multiusos 25 de Abril, que será presidida pelo ministro dos Assuntos Parlamentares, Pedro Duarte. Mas para assinalar o momento, o Município de Loulé promove durante uma semana um programa de atividades desportivas e culturais dirigidas à comunidade.
Para as 15h00 do dia 6, está previsto o descerramento da placa de inauguração do edifício, assim como a atribuição do nome Pavilhão Multiusos 25 de Abril – em homenagem aos 50 anos da Revolução dos Cravos, seguindo-se um momento musical com a Banda Filarmónica Artistas de Minerva.
Depois é inaugurado o polo da Biblioteca Municipal em Almancil, que faz parte deste Pavilhão, à qual foi atribuído como patrono o nome do poeta louletano Casimiro de Brito.
Após visita ao espaço, terão lugar as intervenções protocolares.
Até ao dia 13 de outubro, o Pavilhão Multiusos 25 de Abril acolherá um conjunto de iniciativas de carácter desportivo e cultural que permitirão à população descobrir a versatilidade deste espaço. Desporto escolar, ginástica, dança, ténis de mesa, andebol, futsal, voleibol, basquetebol, padel, e, por outro lado, um recital de poesia, projeção de filmes infantis ou atividades lúdicas para bebés e crianças são algumas das propostas.
De referir ainda que, no dia 12 de outubro, pelas 11h00, será inaugurado um mural no exterior do Pavilhão, da autoria de Adérita Silva, Sem e Sniz.
Recorde-se que este equipamento constitui um dos mais avultados investimentos realizados no concelho de Loulé nos últimos anos, com um valor a rondar os 13 milhões de euros.
A freguesia de Almancil e a sua comunidade escolar passam agora a dispor de um espaço de excelência para realizar uma série de projetos e atividades que, de outra forma, não seriam possíveis. Prevê-se que esta obra estruturante traga uma nova dinâmica à vila, alavancando as atividades desportivas, culturais e sociais.
Trata-se de um equipamento moderno, que aglutina Desporto e Cultura num só espaço, já que a criação de um polo da Biblioteca Municipal é outra das valências do equipamento.
O espaço tem capacidade para 1160 espetadores nos espetáculos desportivos, 392 utilizadores na parte desportiva, para além dos utentes da Biblioteca, elemento que terá uma gestão e funcionamentos autónomos.
No domínio da articulação dos espaços, a instalação irá comportar, entre outras, a nave principal, nave complementar, estúdios de fitness, ginásio de musculação, sala cárdio, campo de padel e gabinete de fisioterapia e tratamento.
Já o polo da Biblioteca conta com uma área de exposição, espaço infantil, espaço para adultos e uma black box.