Petizes são-brasenses põe as mãos no barro nas férias de verão
As férias de Verão devem ser um tempo de descoberta e diversão para os mais pequenos. Com este princípio, e no âmbito do programa de atividades de verão “Férias Divertidas – Atividades da Componente de Apoio à Família” (CAF) dirigidas às crianças que frequentam o 1º ciclo de Ensino Básico, o Município de São Brás de Alportel proporcionou uma oficina gratuita de modelagem de Barro para estes petizes que nas últimas semanas do programa estão a pôr as mãos na massa!
Do barro e das mãos dos participantes estão a nascer corações, cestos, taças e outros objetos que ficarão como recordação do verão de 2024.
“É com muita satisfação que testemunhamos a adesão das nossas crianças a estas atividades de verão e o desafio do barro está a ser extraordinário, pois não só estimula a criatividade, a destreza manual, mas também reforça os laços e a identidade cultural e o conhecimento das nossas tradições, o que é tão importante. Entendemos que estas atividades são fundamentais para o desenvolvimento integral dos nossos jovens, proporcionando-lhes oportunidades enriquecedoras que certamente deixarão memórias inesquecíveis”, referiu a vice-presidente da Câmara Municipal de São Brás de Alportel, responsável pelo Pelouro da Educação, Marlene Guerreiro.
O programa de férias “Férias Divertidas – CAF de Verão” é uma iniciativa do Município de São Brás de Alportel, desenvolvida em parceria com o Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas e a Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas, sob coordenação da Associação “Ensinar a Sorrir”, para apoiar as famílias na exigente gestão do tempo de férias.
Ao longo dos dois meses, a CAF de verão e os seus parceiros estão a proporcionar aos alunos experiências na área desportiva e cultural como, por exemplo: yoga, zumba, rugby, ténis, padel, artes marciais, folclore e outros tipos de dança, modelagem de barro e assistir a demonstrações de obediência canina, assim como ter acesso a ações de sensibilização diversas na área da saúde e social.
Nesta edição, o programa leva ainda os alunos a visitar e vivenciar espaços da vila como o Mercado e Biblioteca Municipal, Quartel de Bombeiros, Museu do Traje, Casa da Serra, exposições no Centro de Artes e Ofícios, na Galeria Municipal e da ODS em Movimento e o cinema no São Brás CineTeatro Jaime Pinto.
Lilian Barros, coordenadora da CAF “Ensinar a Sorrir” de São Brás de Alportel refere que estas parcerias são uma mais valia para ambas partes, mas especialmente para as crianças. “Acima de tudo trabalhamos com pessoas, por isso orgulho-me muito do envolvimento dos parceiros e do seu interesse em colaborar. Estas parcerias permitem enriquecer o programa da CAF, promover as atividades envolvidas e, acima de tudo, oferece às crianças novas experiências com artesanato, cultura, desporto, sendo muitas vezes este o primeiro contacto que têm com muitas destas atividades”.