Governo investe mais de 16 milhões de euros na proteção do litoral algarvio
A Ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, anunciou, no dia 6 de agosto, investimentos de 16,7 milhões de euros para o litoral algarvio. As intervenções, nos troços de Quarteira –Garrão e entre a Praia do Vau e os Três Castelos, num total de 8,1 quilómetros, visam mitigar a erosão costeira e aumentar a resiliência do litoral face às alterações climáticas.
Estas intervenções são parte de um investimento total de 140 milhões de euros para proteção do Litoral, previstos no Programa Sustentável 2030. “O Governo assumiu um compromisso com a proteção do litoral, um dos nossos maiores tesouros nacionais, que tem de ser preservado. Nesse sentido, o Ministério do Ambiente e Energia tem vindo a aprovar diversos investimentos, inseridos numa estratégia mais ampla de valorização dos recursos naturais e da promoção do desenvolvimento sustentável”, refere Maria da Graça Carvalho.
A operação prevista para o troço Quarteira – Garrão, com um investimento total aprovado de 14,3 milhões de euros, consiste na alimentação artificial deste troço, numa extensão de 6,6 quilómetros, combinando a reposição de areias com a proteção das arribas, por forma a garantir a estabilidade do litoral. Já a intervenção no troço costeiro entre a Praia do Vau e os Três Castelos, na extensão de 1,5 quilómetros, com um valor previsto de 2,4 milhões de euros, pretende aproveitar o excesso de areia acumulada, ao longo das últimas décadas, na Praia da Rocha, para compensar a erosão verificada nas praias vizinhas. O objetivo é também repor as condições desta zona costeira e valorizar o património natural.