Algarve reduz em 14% consumo de água nos empreendimentos turísticos
Até ao mês de julho, os empreendimentos turísticos do Algarve que aderiram ao selo Save Water registaram uma redução de 14% no consumo global e de 18% no consumo específico de água (consumo por dormida). Os números constam do 2.º relatório de monitorização do consumo de água e da aplicação de medidas de eficiência hídrica elaborado pela Agência para Energia (ADENE), no âmbito do Compromisso com a Eficiência Hídrica do Algarve.
Entre as mais de 2300 medidas de eficiência hídrica selecionadas pelos aderentes ao plano coordenado pela Região de Turismo do Algarve (RTA), em articulação com o Turismo de Portugal e ADENE, as intervenções ao nível dos dispositivos e nos sistemas de rega, as melhorias no sistema de gestão e manutenção e nos equipamentos são as mais selecionadas pelos empreendimentos turísticos localizados na região do Algarve. Mais de metade (53%) destas medidas selecionadas estão já implementadas.
Cerca de 75% dos aderentes ao selo Save Water concentram-se em quatro concelhos algarvios – Albufeira, Loulé, Portimão e Lagoa –, que são também os que têm maior oferta em número de camas.
Para André Gomes, presidente da RTA, ”estes resultados traduzem o esforço do setor do turismo em combater a escassez de água no Algarve. Os empresários estão muito mobilizados para este desafio: o selo Save Water foi implementado em março e até julho já representava mais de 30% da oferta de camas em empreendimentos turísticos da região, o que reflete bem o empenho do setor em adotar medidas e comportamentos que permitam poupar este recurso essencial.”
Refira-se que, no 1.º relatório de monitorização, com dados até maio, a evolução dos consumos registados na plataforma apontava para uma redução de 12% no consumo global e de 9% no consumo específico de água. Os dados agora divulgados vêm confirmar a tendência de crescimento da poupança de água entre os aderentes a este compromisso.
O Compromisso com a Eficiência Hídrica do Algarve decorre de uma resolução do Conselho de Ministros do passado mês de fevereiro e implica a adesão voluntária dos empreendimentos turísticos para a concretização de um plano de ação, visando a implementação de medidas de eficiência hídrica, entre imediatas e estruturantes, a monitorização dos consumos de água e do progresso alcançado na aplicação das medidas. Aos empreendimentos turísticos aderentes ao compromisso é atribuído o selo Save Water.
A ADENE desenvolveu e gere a Plataforma Compromisso com a Eficiência Hídrica https://compromissoagua.adene.pt, que permite a monitorização do consumo de água pelos empreendimentos turísticos e o progresso alcançado na aplicação das medidas de eficiência hídrica.