Cultura

2ª Edição do “Costa Vicentina Early Music Fest” regressa ao Barlavento Algarvio

De 24 a 31 agosto 2024, a Igreja Matriz de Vila do Bispo, no Barlavento Algarvio, recebe a 2ª edição do “Costa Vicentina Early Music Fest”. O festival é organizado pel’ O Corvo e a Raposa – Associação Cultural em parceria com o Município de Vila do Bispo e com o apoio Diocese do Algarve | Paróquia Raposeira e Vila do Bispo e Antena2.

Nos últimos dois sábados de agosto, às 18h, a Igreja Matriz de Vila do Bispo, de traça barroca, será palco de 2 concertos, que lhe devolvem a sonoridade dos instrumentos antigos, pela mão de artistas que trabalham os cordofones históricos, nomeadamente a nyckelharpa ou viola d’amore a chiavi e a viola da gamba.

Com direção artística de Daniela Tomaz, o “Costa Vicentina Early Music Fest” tem como objetivo divulgar a música historicamente informada no Algarve, juntando músicos profissionais, nacionais e internacionais, que através da música antiga, promovem uma relação entre o passado e o presente, unindo diferentes culturas e abordagens musicais. Nesta II Edição, o foco é a promoção de ensembles com novos projetos, frutos de residências artísticas realizadas no âmbito do festival.

O festival inaugura no sábado, 24 de agosto, com a estreia do ensemble EuropAntiqua, com Marco Ambrosini (Itália/Alemanha), Sérgio Calisto (Portugal) e Angela Ambrosini (Itália/Alemanha), que propõem uma viagem pela música antiga europeia, com especial incidência no repertório italiano e ibérico dos séculos XIII e XIV, bem como em peças polifónicas do Renascimento e do Barroco. A utilização da nyckelharpa em contexto de ensemble confere a este projeto um percurso único no que respeita à interpretação e arranjos das peças selecionadas. A nyckelharpa cromática – um instrumento moderno – encontra as suas origens no legado cultural do período medieval europeu. EuropAntiqua evoca esta memória, apresentando uma nova abordagem à interpretação de música antiga.

Sábado, 31 de agosto, ouve-se Ferrabosco Ensemble Consort de Viola da Gamba, com o seu novo programa “Paradizo”, que nos remete para as origens do consort com os compositores mais representativos primeiro barroco inglês. Uma viagem pelas formas musicais e pelas obras mais distintivas de compositores da como Dowland, Holborne e Gibbons, entre outros, transportar-nos-á para um paraíso sonoro deste período histórico.

Em paralelo aos concertos, o “Costa Vicentina Early Music Fest” traz também 2 aulas abertas, dedicadas às temáticas dos concertos do ensemble respetivo, que acontecem na Igreja Matriz de Vila do Bispo, nos dias 24 e 31 Agosto, às 10h.

Os temas das aulas abertas são os seguintes: 24 de agosto, “Nycjekharpa e Moraharpa” (Pt/En) e 31 de agosto, “Cordofones Históricos” (Es/En).

Os concertos são de entrada gratuita e as aulas abertas custam 5€, estando sujeitas a reserva prévia, quedeve ser feita através do endereço de email costavicentinaearlymusicfest@gmail.com  até ao dia anterior.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *