Município de Vila do Bispo lançou este mês a campanha “Pense antes de gastar”
Com o objetivo de mobilizar para a adoção de boas práticas de poupança de água, a Câmara Municipal de Vila do Bispo lançou este mês a campanha “Pense antes de gastar”. É dirigida aos munícipes em geral, mas também aos maiores consumidores de água do concelho e, em particular, aos turistas que este verão ficam alojados nos hotéis e alojamentos locais.
Através de uma mensagem clara e assertiva, com conteúdos bilingue – português e inglês, pretende-se valorizar o papel de todos, sem exceção, nesta causa vital para o futuro do território, reforçando que cada momento de desleixo e inação contribui para agravar uma situação que já é crítica, bem como a ideia de que pequenas mudanças nas rotinas de cada um podem ter um grande impacto no todo.
É uma campanha que convoca à ação coletiva e, simultaneamente, apela à responsabilidade individual. Numa lógica de comunicação integrada, a campanha concretiza-se através de um conjunto diversificado de peças específicas para distribuir no espaço público, na imprensa, hotelaria e outras entidades turísticas e comerciais, Escolas, Juntas de Freguesia e diversos serviços municipais.
Recorde-se que o município de Vila do Bispo, a par dos restantes municípios do Algarve, tem de reduzir, este ano, 10% dos consumos no setor urbano, comparativamente com os registados no ano de 2023.
Resolução do Conselho de Ministros n.º 80/2024, de 21 de junho
No cumprimento das Resoluções do Conselho de Ministros n.º 26-A/2024, de 20 de fevereiro, e n.º 80/2024, de 21 de junho, que declararam o estado de alerta no Algarve e definiram um conjunto alargado de medidas para aumentar significativamente os níveis de poupança de água em todos os concelhos da região, a autarquia de Vila do Bispo já implementou as seguintes medidas:
– redução da pressão na rede de abastecimento de água pública onde as condições operacionais fiquem garantidas;
– monitorização e controlo da rede de abastecimento;
– deteção ativa de fugas de água;
– colocação de contadores inteligentes nas localidades de Barão de São Miguel, Burgau e Sagres, permitindo uma disponibilização automática das leituras, uma maior eficiência na medição e redução das perdas aparentes;
– suspensão da rega de todos os espaços verdes públicos;
– encerramento de fontes, fontanários e bicas públicas;
– aumento do tarifário de acordo com as orientações da Entidade Reguladora de Águas e Resíduos – ERSAR.
Agora, com esta campanha, apela a um maior envolvimento da hotelaria durante a época balnear e de todos os cidadãos.