Atualidade

Gala equestre regressa a Albufeira para homenagear o cavalo lusitano

Com a realização da 2ª edição da Gala Equestre, o Município de Albufeira pretende homenagear e enaltecer a relação que se estabelece, de modo elegante e artístico, entre o ser humano e o cavalo.

Dizem os especialistas em arte equestre que o cavalo lusitano é o mais antigo cavalo de sela do mundo. Autenticamente português, o cavalo lusitano estabelece relação com o ser humano aproximadamente há cerca de cinco mil anos, sendo os seus ancestrais comuns aos da raça Sorraia e Árabe.

O programa integra cinco espetáculos e arranca no dia 18 de julho (quinta-feira), às 21h30, na Marina de Albufeira. As atuações seguintes prosseguem nos dias 1, 15 e 29 de agosto, com o último espetáculo marcado para 5 de setembro.

José Carlos Rolo, presidente da autarquia, sublinha que “esta é uma iniciativa que pretende enaltecer e potenciar o valor da cultura equestre, ao mesmo tempo que contribui para promover Albufeira enquanto destino turístico que oferece atividades diversificadas e a pensar em todos os públicos.

Em cada um dos cinco espetáculos haverá a apresentação de exercícios de equitação clássica, coreografias executadas por cavaleiros e cavalos de alta escola exclusivamente do Algarve, acompanhados por música, como se de um ballet se tratasse. Os cavaleiros utilizam traje de gala e selas à portuguesa. De igual modo, os artistas, músicos e bailarinos participantes são todos da região algarvia.

As cinco sessões da Gala Algarve Equestre – Albufeira 2024 são de entrada livre.