Saúde

Programa de desfibrilhação automática externa salva jovem irlandês na Oura  

Esta madrugada (15/06), por volta das 04h45, um jovem de 27 anos, de nacionalidade irlandesa, sentiu-se mal junto à cabine DAE – Desfibrilhação Automática Externa da oura, localizada na interseção da Avenida Sá Carneiro com a Rua José Fontana.

No âmbito da ocorrência foi realizado o procedimento de abertura da cabine DAE, sendo que aquando da chegada da equipa de socorro dos Bombeiros Voluntários de Albufeira (BVA) ao local, já ali se encontravam populares a executar manobras de reanimação, na vítima inconsciente, com recurso à utilização do equipamento DAE. As manobras foram iniciadas pelos amigos da vítima, igualmente de nacionalidade irlandesa, através da utilização, que se verificou adequada, dos elétrodos existentes no interior do DAE.

De seguida, a equipa de Emergência Pré-Hospitalar dos BVA tomou conta da situação, conseguindo reverter o problema com a reanimação da vítima. Refira-se que, também, a Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) do INEM esteve presente no local, no âmbito da sua missão.

A vítima foi depois transportada para o Hospital de Faro, consciente, com todos os cuidados de emergência necessários, o que, de acordo com a informação disponível, resultou no sucesso da operação e no salvamento de mais uma vida.

Refira-se que Albufeira foi o primeiro município do Algarve a implementar um programa de Desfibrilhação Automática Externa de natureza comunitária – um sistema certificado pelo INEM que permite salvar vidas em caso de paragem cardiorrespiratória.

O projeto intitulado “Albufeira + Segura” funciona com 11 cabines, equipadas com desfibrilhadores automáticos, instaladas em pontos estratégicos da via pública, dois desfibrilhadores portáteis (um entregue à Polícia Municipal e outro aos Bombeiros) e operacionais devidamente preparados para assegurar manobras de suporte básico de vida e desfibrilhação após a ocorrência de uma paragem cardiorrespiratória, até à chegada do INEM.

Iniciado em outubro de 2017, o programa começou a funcionar em pleno a 28 de maio do referido ano com a entrega dos certificados e cartões de operacional a 57 dos 71 cidadãos, que de forma voluntária frequentaram formação em suporte básico de vida e desfibrilhação automática, assumindo o compromisso de desenvolver a rede de equipamentos e integrar um maior número de socorristas de proximidade. Atualmente, existem já cerca de 900 operacionais DAE afetos ao programa, e até ao final do presente ano serão instaladas mais 12 cabines na via pública.

Os Bombeiros Voluntários de Albufeira e a GNR são os principais parceiros do programa. Pela inerência das suas funções constituem o primeiro grupo de socorristas de proximidade, com a vantagem de estarem no terreno 24 horas por dia, 365 dias por ano.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *