Tavira celebra os Santos Populares e o Dia da Cidade
No mês de junho celebram-se os Santos Populares e o Dia da Cidade. É o tempo dos manjericos, das quadras, de música, dos arraiais, das ruas ornamentadas, e de comer sardinha assada. A cidade de Tavira entra em festa no dia 21 de junho, com os Santos Populares, estendendo-se até ao dia 24 de junho para celebrar o Dia da Cidade.
No dia 24 de junho, o Município de Tavira assinala mais um Dia da Cidade. Este ano, as celebrações começam com uma Caminhada ao Nascer do Sol, pelas 06h14, com partida da Praça da República. Pelas 10h30, decorrerá a cerimónia do hastear da bandeira, nos Paços do Concelho. A cerimónia segue, na Biblioteca Municipal Álvaro de Campos, onde serão atribuídas as medalhas de bons serviços e dedicação aos funcionários com 20 e 30 anos de serviço e de mérito municipal a entidades locais e figuras que se distinguiram, na sociedade, pelo seu percurso.
O Dia da Cidade será também marcado pela inauguração da Rua do Cais, pelas 15h30, e pela apresentação do projeto do novo edifício das Consultas Externas do Centro de Saúde, que decorrerá, pelas 16h00, no Salão Nobre, da Câmara Municipal de Tavira. O dia termina com baile no Jardim do Coreto pelas 21h00, com Ruben Filipe, e o concerto d’Os Quatro e Meia, pelas 22h00, na Praça da República.
Existirá ainda festa, a já habitual celebração dos Santos Populares, nos dias, 21, 22 e 23 de junho. No dia 21, pelas 21h00, a Igreja da Nossa Sra. do Carmo será palco do concerto da Orquestra do Algarve – o Jovem Saint-Saens. No dia 22, é a vez da banda “Entre Aspas” pisar o palco da Praça da República, pelas 22h00. O dia 23 acontece em várias partes da cidade, com Baile Popular no Jardim do Coreto, pelas 21h00, seguido do Rancho Folclórico da Luz de Tavira, pelas 22h00. A encenação da Lenda da Moura Encantada, da autoria da Armação do Artista, volta às muralhas do Castelo de Tavira, pelas 22h30. A noite termina com um espetáculo de Video Mapping na Praça da República, à meia-noite, em alternativa aos habituais fogos-de-artifício.
Ainda no dia 24, a Associação Praça dos Livros Livres (APLL), trará para o icónico espaço do Palácio da Galeria de Tavira, pelas 11h, contos e lendas da cidade de Tavira.
Até ao dia 29 de junho, existirá Arraial e Sardinhada, sempre no Jardim do Coreto, pelas 21h00.
Arraial e sardinhada:
21 de junho – Nelson Santos
22 de junho – Fábio Lagarto
23 de junho –
21h00: Cristiano Martins
22h00: Rancho Folclórico da Luz de Tavira
24 de junho – Ruben Filipe
28 de junho – Helder Reis
29 de junho – Grupo Musical Gerações.