Festival MED quer ter 0% de beatas
Na próxima semana, vai estar na rua uma campanha de sensibilização para que o Festival MED’24 seja um evento 0% de beatas.
Ainda antes de abrirem as portas do evento, no dia 25 de junho, a partir das 9h30, à porta do Mercado Municipal de Loulé, arranca uma ação de limpeza promovida pela Rede Biataki em toda a área da Zona Histórica, onde decorre o Festival MED. A ideia é limpar todas as beatas que se encontram no chão para que, quando começar o MED, o recinto esteja totalmente livre destes resíduos.
Os interessados em participar na atividade poderão inscrever-se em: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeUPgociDT3ofMeF5AcSd13m_91ZVoD0vEzfT2vH_BMt9D3Kg/viewform
Já durante o evento, os festivaleiros irão receber eco-cinzeiros de bolso, produzidos em cana comum seca e rolha de cortiça reutilizada. Leve, prático e de produção artesanal, este eco-cinzeiro é também um símbolo de sustentabilidade ambiental pois representa os melhores parâmetros: produção local, artesanal e sustentável, produto natural e biodegradável, produto de economia circular. Os fumadores terão, assim, um sítio “à mão” para colocar as beatas em vez de as deitarem para o chão.
Ao longo de todo o recinto do Festival estarão também equipamentos upcycling para recolha/armazenamento seletiva de beatas de cigarro.
Esta é mais uma iniciativa de carácter ambiental que a organização do Festival MED introduz com o objetivo de reduzir a pegada verde neste que é um evento que tem na sua essência a preocupação com o Planeta.