Atualidade

Seminário “A Alfarrobeira perante os Desafios Climáticos do Futuro”

As alterações climáticas têm sido um dos maiores desafios da Agricultura, nomeadamente no Algarve, com acentuado aumento da temperatura, menor precipitação e aumento dos fenómenos climáticos extremos. A alfarrobeira, espécie rústica, adaptada a solos pobres e climas secos, tem sido uma das respostas a esta demanda climática na região e, com base nisso, a CCDR Algarve, I.P. | Agricultura e Pescas irá promover, no próximo dia 16 de maio, o seminário “A Alfarrobeira perante os Desafios Climáticos do Futuro”, a decorrer no Salão Nobre da Câmara Municipal de São Brás de Alportel, pelas 15h00.

A valorização de recursos genéticos tradicionais, novas culturas e gestão de água de rega em contexto de alterações climáticas, enquadram o mote da iniciativa. Os desafios da produção de alfarroba, boas práticas a adotar, a conservação do solo e da água, os principais inimigos da cultura da alfarrobeira e o contributo do setor para a sustentabilidade do território são os principais painéis do Seminário, que reunirá um quadro de produtores, técnicos e especialistas da Universidade do Algarve, CCDR Algarve, AGRUPA (Agrupamento de Produtores de Alfarroba e Amêndoa, CRL) e Viveiro Mil Plantas.

A apresentação do livro, recentemente editado pela CCDR Algarve I.P., “Pomar de Sequeiro” marcará o encerramento desta iniciativa, uma obra que se promove também com o principal objetivo de sensibilizar para o valor patrimonial e socioecónomico do Pomar de Sequeiro, o Algarve das nossas memórias e que se pretende agora que continue a ser uma paisagem real, sustentável, mas também inovadora.

Este seminário é uma iniciativa dos projetos Agro + Eficiente, aprovados no âmbito do PRR/Agenda de Investigação e Inovação para a Sustentabilidade da Agricultura, Alimentação e Agro–Indústria (Projetos I&D+I – Adaptação às Alterações climáticas) e que pretendem implementar estratégias de adaptação para mitigar o impacto destas alterações na agricultura da região do Algarve.