Nacional

Dino D’Santiago e Liliana Valpaços criam ONG para desafiar estereótipos multiculturais

Dino D’Santiago e Liliana Valpaços uniram-se para criar a Mundu Nôbu – uma organização sem fins lucrativos que pretende contribuir para uma maior representatividade das comunidades vulneráveis nos diferentes setores da sociedade.

Sendo Portugal um país de uma enorme multiculturalidade, aberto à imigração e de relações muito próximas com os países africanos de expressão portuguesa, a Mundu Nôbu surge como uma estrutura de identificação e promoção do potencial cultural, académico, científico e empresarial, com vista a uma maior integração e visibilidade.

Com o propósito de mudar mentalidades através do apoio a jovens inseridos em situações desfavoráveis, a Mundu Nôbu arranca a sua atividade em setembro deste ano, com o programa de intervenção comunitária “O Teu lugar no Mundo”.

O Teu lugar no Mundo”, principal projeto da Mundu Nôbu, tem como objetivo ajudar os jovens em contexto vulnerável e de grupos sociais menos representados, a criarem o seu projeto de vida e a serem eles mesmos agentes da mudança social.

Este programa é a oportunidade que eu gostava de ter tido quando era adolescente. Ter uma equipa que acreditasse em mim, no meu talento, me proporcionasse diferentes experiências, me abrisse portas e me dissesse que não é sonho nenhum” refere Dino D’ Santiago. Acrescentando que: “com a criação da Mundu Nôbu queremos empoderar e inspirar estes jovens a atingirem todo o seu potencial e mostrar-lhes que há muitas oportunidades para eles agarrarem e serem fiéis à sua verdade e não a estereótipos”.

Este programa de longa duração pretende envolver 160 jovens, dotando-os de pensamento crítico e de consciência individual e social, com vista a uma maior autoeficácia e capacidade de tomar decisões em benefício próprio e da sociedade.

Baseado na metodologia da Brotherhood Sister Sol, uma organização sem fins lucrativos sedeada no Harlem, Nova Iorque, que tem vindo a ser reconhecida pelos resultados gerados pela sua atuação junto de jovens, “O Teu lugar no Mundo” terá reuniões e atividades semanais, com grupos de jovens acompanhados por mentores onde serão abordados diversos temas curriculares.

Liliana Valpaços explica que “o ponto de partida são os talentos e sonhos destes jovens, que queremos ajudar a definir e a alcançar. Vamos organizá-los em grupos de 20 participantes, que queremos que sejam uma extensão da sua família, uma rede de apoio na transição para a vida adulta. É profundamente injusto ver jovens com muito potencial, que simplesmente por não se verem representados ou não terem condições económicas, vivem sem acreditar que podem chegar mais longe e ocupar um lugar no mundo que é seu por direito.”

Numa primeira fase, o projeto arranca na cidade de Lisboa, contando desde logo com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa e da Gebalis, mas também da Lisboa Cultura, Fundação Calouste Gulbenkian, Emerald Group, BPI Fundação “la Caixa”, Banco de Portugal, PwC, Randstad, pbbr advogados, IKEA, Microsoft, Worten e EURO M’. A avaliação de impacto será feita em articulação com o ISPA.

Sobre os fundadores da Mundu Nôbu:

Dino D’Santiago

Além de ser um dos músicos mais populares da atualidade, Dino D’Santiago, presidente da Mundu Nôbu, foi reconhecido pelas Nações Unidas como uma das vozes de ascendência africana mais influentes do mundo devido à sua intervenção no espaço público e também aos projetos sociais em que se envolve.

É hoje uma referência do debate público sobre equidade e justiça social em Portugal, na defesa dos direitos da comunidade de etnia africana. Acredita numa só raça, a “família humana”, em que todos convivem unidos pelo Amor: uma Gerason di Oru em que todos podem ter os mesmos sonhos e as mesmas oportunidades.

Liliana Valpaços

Diretora executiva da Mundu Nôbu, foi Chief Operating Officer da Fundação Luso Americana para o Desenvolvimento (FLAD) e responsável pela área de Políticas Públicas. Coordenou vários projetos filantrópicos e de intervenção social nas áreas da Educação e Saúde Mental, muitos deles em parceria com outras organizações.

É mestre em Gestão (ISCTE) e tem formação em Data Analytics and Impact for Non Profit pela Northwestern University e em Corporate Sustainability Management pela Yale School of Management.

Acredita que a equidade racial só será alcançada quando todos se mobilizarem.