Autarca de Olhão recebe comitivas de Moçambique e Angola para estreitar relações
O presidente do Município de Olhão, António Miguel Pina, acompanhado por outros elementos do seu Gabinete, recebeu esta semana uma comitiva liderada pelo presidente da Ilha de Moçambique, que apresentou cumprimentos na edilidade.
No âmbito da visita a Portugal, o presidente do Conselho Municipal da cidade da Ilha de Moçambique, Momade Amisse Ali, acompanhado pelo administrador do Distrito da Ilha, Silvério João Nauaito, reuniu-se com o autarca olhanense, que partilhou com os seus congéneres moçambicanos a política desenvolvida no concelho.
Falaram sobre os Mercados Municipais, as salinas, de peixe e de bivalves, pontos de interesse entre os dois municípios, já que Momade Amisse Ali pretende recuperar os mercados da Ilha e reativar as salinas, que precisam de parceiros com experiência na área. Também os conhecimentos dos olhanenses na área da pesca afiguram-se vitais para os autarcas moçambicanos, que pretendem desenvolver-se nessa área. “Afinal, é cada vez mais primordial esta troca de sinergias no âmbito da internacionalização, tanto das nossas empresas como das dos países com quem mantemos contacto”, refere a este propósito o presidente da edilidade olhanense.
Já na semana passada, uma delegação do Zaire – uma das 18 províncias de Angola -, foi recebida pelo autarca olhanense. Nessa altura, também se abordaram temas comuns entre os dois municípios, tendo os visitantes recolhido conhecimentos e experiências que podem ser aplicadas naquela província angolana.