Albufeira ruma a Lisboa para participar na Nauticampo
Trata-se do maior e mais prestigiado evento de atividades outdoor realizado em Portugal e um dos mais antigos da Europa. Refira-se que os setores que integram a Nauticampo representam uma elevada percentagem de empresas que contribuem de forma significativa para o crescimento da economia associada à indústria do lazer. A Nauticampo recebe, todos os anos, milhares de visitantes, aproximadamente 30 mil, que procuram as mais recentes novidades nas áreas da náutica e recreio, lazer ao ar livre, desporto e aventura, sendo que para além da mostra de produtos, é também um espaço de interatividade, experimentação e debate de ideias das várias atividades e modalidades presentes, refere a organização do certame.
“Albufeira é um concelho com uma área costeira com cerca de 30 quilómetros, praias de grande qualidade ambiental, mas também uma zona interior e de barrocal de rara beleza paisagística, que convidam os visitantes à prática de atividades ao ar livre, o que tem contribuído para o crescimento de empresas de atividades outdoor, algumas das quais irão participar no nosso stand, e que têm contribuído significativamente para a dinamização da economia do concelho”, sublinha o presidente da Câmara Municipal de Albufeira.
José Carlos Rolo recorda que, recentemente, o Município apresentou aos principais players da região a Estratégia de Desenvolvimento, Promoção e Captação de novos Turistas de Albufeira, que indica o caminho a percorrer no sentido de se dar início a uma nova fase do turismo, através da diversificação do produto, sendo que as praias e a oferta de atividades náuticas e de recreio e o turismo de natureza, entre outras atividades, são considerados ativos diferenciadores do destino, em que a autarquia tem que apostar fortemente. “Nesta Feira, o nosso foco vai incidir precisamente na diversificação e na complementaridade do produto turístico, através da apresentação das empresas do concelho especializadas neste tipo de atividades e em dois projetos em que sentimos muito orgulho. Um deles intitula-se Art Reef, a primeira exposição artística subaquática da costa portuguesa, da autoria de Vhils. Trata-se de um excelente exemplo de sustentabilidade, que ao contribuir para a criação de um novo ecossistema marinho, gerando um novo recife artificial na costa de Albufeira, visitável através da prática de mergulho qualificado, constitui um novo produto turístico. O segundo projeto passa pela apresentação do aspirante a Geoparque Algarvensis, uma candidatura dos Municípios de Loulé, Silves e Albufeira, a património mundial da UNESCO, que irá atrair novos tipos de turista, nomeadamente o turismo científico e de natureza”, destaca José Carlos Rolo.