Ambiente

A CCDR Algarve, I.P promoveu reunião com municípios da região para articular a licenciamento de charcas

A CCDR Algarve, I.P. | Agricultura e Pescas recebeu os técnicos e dirigentes dos municípios da região para uma reunião de trabalho sobre o licenciamento de charcas.

Face ao panorama de seca que a região atravessa, a criação de charcas surge como medida aliada à gestão sustentável dos recursos hídricos nas explorações agrícolas, ajudando a garantir uma maior disponibilidade de água e adaptação face à seca.

O principal objetivo desta reunião foi o de criar linhas orientadoras e uniformizar os procedimentos de licenciamento ao nível dos municípios do Algarve, criando uma metodologia que agilize as candidaturas a apoios ao investimento com recurso ao PDR2020/PEPAC. O trabalho em rede é essencial para alavancar o melhor aproveitamento dos recursos para a região. Até à data, a CCDR Algarve, I.P. | Agricultura e Pescas conta com mais de 130 intenções para construção de pequenas charcas e reservatórios por parte de potenciais promotores, após levantamento preliminar efetuado, cerca de 80 já validadas.