Serviço de Nefrologia promove ação de sensibilização sobre saúde renal
O Serviço de Nefrologia da Unidade Local de Saúde do Algarve (ULSALG) promove no dia 14 de março, pelas 18h, uma ação de sensibilização que visa a promoção da saúde renal. A ação, que decorre no auditório 1.5 do Complexo Pedagógico da Penha, na Universidade do Algarve, enquadra-se nas comemorações do Dia Mundial do Rim.
Estima-se que em Portugal a Doença Renal Crónica (DRC) afete cerca de 800 mil pessoas e que existam cerca de 16 mil insuficientes renais. De acordo com a organização, “Portugal apresenta ainda a taxa de prevalência da doença renal crónica mais elevada da Europa e é também o país europeu com a maior taxa de doentes renais crónicos a fazer técnicas de substituição renal (hemodiálise ou diálise peritoneal)”.
“Na região algarvia temos 550 doentes em programa de substituição da função renal (hemodiálise ou diálise peritoneal) e em consulta externa são acompanhados pela especialidade 4.000 doentes”, refere a equipa do Serviço de Nefrologia.
Desde 2021, o Serviço de Nefrologia tem vindo a reforçar a importância de fornecer intervenções educativas para populações com maior risco de desenvolver Doença Renal Crónica, promovendo sessões de esclarecimento e palestras. “O desenvolvimento e a implementação de políticas de saúde com foco na educação do público sobre DRC podem ser benéficos na promoção de maior participação em programas de rastreamento e adesão a medidas preventivas. Este é um passo crucial para a prevenção e mitigação da progressão da Doença Renal Crónica”, refere a equipa dinamizadora da ação.
Durante a sessão decorre uma atuação de jazz a cargo da banda «The Lighthousers».
Programa da ação:
18h00 – Sessão de Abertura: José Almeida, Diretor Clinico Hospitalar e Rubina Correia, Diretora dos Cuidados de Saúde Primários da ULSALG
18h15 – Nefrologista: «O Papel do Rim na saúde do indivíduo»
18h30 – Momento musical: Grupo «The Lighthousers»
19h30 – Testemunho de vida real do impacto da doença renal no quotidiano
19h50 – Emissão de vídeo com as recomendações a adotar na prevenção da doença