Atualidade

Seminário promovido pela autoridade de gestão do programa Interreg NEXT MED, no Hotel Eva Senses 

O Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve, I.P. e da Comissão Diretiva do Programa Regional ALGARVE 2030, José Apolinário, participa na sessão de abertura do seminário promovido pela autoridade de gestão do programa Interreg NEXT MED, no Hotel EVA SENSES, em Faro.

Este seminário decorre na sequência do lançamento do primeiro convite à apresentação de propostas, com um orçamento de 103,6 Milhões de Euros, proveniente dos Fundo Europeu de Desenvolvimento regional (FEDER), o qual representa uma oportunidade única para financiar projetos de cooperação transnacional destinados a catalisar transformações positivas e a incentivar o desenvolvimento sustentável e inclusivo em toda a área do Mediterrâneo.

Com vista a tornar a região mais inteligente e mais competitiva, mais verde e resiliente às alterações climáticas, mais social e inclusiva, o convite centra-se em temas fundamentais para ambas as margens do Mediterrâneo: estes incluem o reforço das capacidades de investigação e inovação, a promoção do crescimento das PME, o avanço de soluções de energias renováveis , reforçando medidas de adaptação às alterações climáticas, promovendo oportunidades educativas, garantindo o acesso a cuidados de saúde de qualidade e melhorando os processos de governação local, entre outros.

A cobertura geográfica do concurso estende-se a mais de 100 territórios de sete países da União Europeia e oito países parceiros, nomeadamente Chipre, Grécia, França, Itália, Malta, Portugal, Espanha e Argélia, Egipto, Israel, Jordânia, Líbano, Palestina, Tunísia e Turquia.

Reconhecendo o valor acrescentado único do trabalho conjunto além-fronteiras para o desenvolvimento da região mediterrânica, cada projeto deve ser apresentado por uma parceria que represente um mínimo de três organizações de três países elegíveis diferentes, incluindo pelo menos um país parceiro mediterrânico. Um conjunto diversificado de partes interessadas, incluindo autoridades públicas nacionais e regionais, municípios, organizações sem fins lucrativos/da sociedade civil, universidades, organizações de investigação, empresas privadas e outras entidades relevantes podem participar no convite.

Dependendo do tipo de projetos previstos para este concurso – temáticos, orientados para a juventude e de governação – o apoio financeiro da União Europeia variará entre 500 mil euros e 2,5 milhões de euros. A contribuição da UE não pode exceder 89% dos custos totais elegíveis do projeto e o cofinanciamento do projeto deve ser de pelo menos 11% dos custos totais elegíveis.

O prazo para apresentação de propostas de projetos é 28 de março de 2024 (13h, CET).

As organizações interessadas são encorajadas a ler atentamente o pacote de candidaturas do convite à apresentação de propostas disponível aqui.