Cultura

Recital “Cantar Camões” assinala dia mundial da poesia, na biblioteca municipal de Faro

O Recital de Poesia CANTAR CAMÕES, assinalará o “Dia Mundial da Poesia”, na Biblioteca Municipal de Faro António Ramos Rosa (BMF). A atividade terá lugar no dia 21 de março às 21h00, com a presença do músico Eduardo Ramos.

No ano em que se comemoram os 500 anos do nascimento do grande poeta português, Eduardo Ramos fará um recital, no qual cantará a poesia de Luís Vaz de Camões, musicada pelo próprio e tocará vários instrumentos: viola clássica, alaúde árabe, berimbau e quissanje. Será acompanhado pelo ator Jorge Soares.

Eduardo Ramos é um conhecido cantor, compositor e executante do alaúde árabe, tocando também viola, flauta, gambry de Marrocos e zukra da Tunísia e instrumentos africanos. Para além dos 11 discos gravados, tem feito concertos em Portugal, Bélgica, Malta, Alemanha, Bulgária, Itália, Espanha e Marrocos. Presentemente, toca música medieval Galaico-Portuguesa, música árabe, sefardita e cantigas portuguesas tradicionais e canta alguns poetas portugueses, com música de sua autoria. Jorge Soares é ator, encenador e bonecreiro, natural de Faro, tendo integrado o elenco das Ideias do Levante, ACTA e o projeto VATe.

Neste dia, as escolas, às 10h00 e às 14h00 e as famílias, às 18h00, terão oportunidade de ouvir a história “Gota e Pingo – aventuras em Portugal“, com a presença da autora, Susana Jorge.

Durante toda a semana, a Biblioteca distribui “Um Poema em troca de um sorriso” aos seus leitores e visitantes.